Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFPA Campus Bragança é eleita representante do Pará no Parlasul

Estudante do IFPA Campus Bragança é eleita representante do Pará no Parlasul

Com 1217 votos, Giselly Correa Barata conquistou a vaga do PJM e foi a mais votada do Brasil.

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 19h52
  • Última atualização em Sábado, 15 de Dezembro de 2018, 02h20

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) teve quatro estudantes com projetos selecionados para concorrer à vaga de representante do Estado no Parlamento Juvenil do Mercosul (PJM). A consulta ocorreu no período de 26 de novembro a 10 de dezembro. Ao todo, 2781 jovens paraenses participaram da votação, dos quais 1217 elegeram Giselly Correa Barata como a representante do Pará.

Para participar do PJM, cada candidato deveria elaborar um projeto, com orientação de um professor, propondo ações para melhorar a realidade da escola e Unidade da Federação onde estuda no ato da inscrição. As inscrições ocorreram em 30 de setembro. Após publicação dos perfis, projeto e vídeos dos candidatos no site do PJM, iniciava o período de campanha. Apenas jovens com idade entre 14 e 18 anos podiam votar.

As quatro candidatas conquistaram a maior votação entre todas as demais Unidades da Federação. A estudante escolhida pelos paraenses é do IFPA campus Bragança, Giselly Correa Barata, e recebeu 1217 votos. Em segundo lugar, com 953 votos, ficou Enza Yasmin Melo Lima, do IFPA campus Breves. Em terceiro lugar, Graziele Everton dos Santos, do IFPA Campus Paragominas, conseguiu 309. A quarta colocada Yasmin Luna de Sousa Vieira, do IFPA Campus Belém, recebeu 302 votos.

A primeira colocada, Giselly, 16 anos, que é estudante do 2º ano do Ensino Médio do IFPA - Campus Bragança, para divulgar seu projeto e conquistar apoio entre a juventude, fez campanha pelas redes sociais com a hashtag #GinoPARLASUL. Criou pagina no facebook, instagram e Youtube.  Em seu perfil no PJM afirmou que sua vida é um retrato da poesia do poeta português Fernando Pessoa. “ ‘tenho em mim todos os sonhos do mundo’. Do sonho de cursar Jornalismo ao de representar o Pará no Parlamento Juvenil do MERCOSUL, desde criança percebi a vocação que tenho: dar voz aos que são silenciados”, escreveu.

Confira tudo sobre o PJM 2018-2020: http://pjm.mec.gov.br/resultado/para