Página inicial > Últimas Notícias > IFPA inaugura Anexo 1 da Reitoria

IFPA inaugura Anexo 1 da Reitoria

• Publicado: Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 17h25
  • Última atualização em Sexta, 14 de Dezembro de 2018, 17h31

Novo prédio dispõe de espaço de convivência, refeitório e copa

O Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) inaugurou o prédio do Anexo 1 da Reitoria. O evento aconteceu, na manhã de quinta-feira, 13 de dezembro, no próprio prédio construído no endereço onde funciona o Centro de Educação a Distância (Cetead) e a Reitoria do Instituto no Bairro Castanheira, Belém.

O ato contou com a participação do Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha, o Diretor Executivo André Moacir Lage Miranda, o Pró-reitor de Administração Danilson Lobato da Costa, o Pró-reitor de Desenvolvimento Institucional Raimundo Nonato Sanches Souza, a Pró-reitora de Ensino (Proen) Elinize Guedes Teodoro, o Pró-reitor de Extensão Fabrício Medeiros Alho, o Diretor Geral do Campus Belém Professor Manoel Antônio Quaresma Rodrigues, membros do Conselho Superior (CONSUP), servidores de todas as pró-reitorias e das diretorias sistêmicas.

Antes da construção, o local era a garagem dos carros oficiais da Reitoria. Mas, em 2015, o prédio onde funcionava a Reitoria precisou ser desocupado por problemas técnicos. Os engenheiros recomendaram a desocupação imediata. O Campus Belém cedeu os espaços disponíveis para as pró-reitorias, mas lá não tinha espaço para todos. “Então, de forma provisória, utilizamos este local, que era uma área coberta, para abrigar o Gabinete, a Proad e a DGP. Na mesma época, já tínhamos começado a construir o prédio do CTEAD, que ao ficar pronto em março deste ano, possibilitou receber parte dos servidores que estavam nos Campi de Belém e Ananindeua, e realocar as equipes que estavam neste local. Com esta mudança, a gente conseguiu fazer esta obra”, relembra o Pró-reitor de Administração Danilson Lobato da Costa.

Danilson pede aos servidores que aproveitem ao máximo estes novos espaços. “Nossa equipe de engenharia projetou tudo com muito carinho para proporcionar um momento de verdadeiro convívio para todos. Foi adquirido microondas, talheres, tudo completo”.

O Diretor de Engenharia e Infraestrutura do IFPA, Cláudio dos Santos Matni, foi convidado pelo Reitor para fazer suas considerações e expressou a satisfação de entregar mais um dos prédios planejados para a Reitoria. “Nosso trabalho foi feito de forma incansável, ouvindo toda a equipe de forma democrática. Nosso agradecimento é dirigido aos envolvidos nesta realização, servidoras e servidores que, direta ou indiretamente, contribuíram para tornar tudo isto uma realidade. A cada colega de trabalho e de profissão, meu muito obrigado”.

O Reitor Claudio Alex Jorge da Rocha explicou que, até a conclusão do prédio principal da Reitoria, previsto para junho de 2019, funcionará no Anexo 1 a DGP e a Proad. Ressaltou que o local foi projetado para abrigar de forma permanente o espaço de convivência do servidor, o refeitório, o almoxarifado, o arquivo e as comissões do IFPA.  “Com a vinda da DGP para o prédio anexo, a Proen retornará aqui para a Reitoria, pois ainda está lá no Campus Belém. Ela ocupará o espaço em que está a DGP”.

Anexo 1

A obra do prédio anexo da Reitoria foi executada em seis meses pela construtora Senenge Construção Civil e Serviços Ltda. e custou R$ 1.131.270,79. “Foi erguido um novo prédio aqui, praticamente, pois antes era um espaço improvisado, com divisórias, sem revestimento no piso. Foram substituídas as telhas para dar um tratamento acústico, antes a gente não conseguia falar quando chovia muito, era horrível. Agora também tem um tratamento térmico”, explica o Reitor.

No espaço térreo, funcionará a Pró-reitoria de Administração (Proad), o Departamento de Gestão de Pessoas (DGEPS), a Coordenação de Desenvolvimento e Avaliação da DGP, a Coordenação de Legislação e Normas (CLN) da DGP, o Espaço de Convivência, o Refeitório e Copa, Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI), a Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), o Setor de Cadastro e Movimentação (Secam) da DGP, e a Coordenação de Pagamento de Pessoal (CPP) da DGP.

No primeiro piso do prédio, funcionará a Diretoria de Administração (Proad), Diretoria de Contabilidade Orçamento e Finanças (DCOF), a Sala de Reunião, a Diretoria de Engenharia e Infraestrutura (DINF) da Proad.

Para equipar as salas foram adquiridos os aparelhos de ar condicionado e toda a mobília. O Espaço de Convivência do Servidor conta com jogos de sofás, mesas, televisor e bebedouro. Os utensílios e móveis da Copa já foram licitados e devem chegar ainda em dezembro.

Novas construções

Neste ano, a Reitoria inaugurou o Ctead e o Anexo 1.  No próximo ano, pretende inaugurar o prédio principal e fazer a urbanização de toda a área. “Vamos fazer as coberturas, toda a estrutura de acessibilidade e a identificação vertical e horizontal de todos os prédios”, garante o Pró-reitor de Administração.

Texto e fotos: ASCOM IFPA Reitoria

VEJA AS FOTOS DA INAUGURAÇÃO