Ouvidoria: A Cida Nasceu!
A Cida nasceu!
DEFESA DOS USUÁRIOS
Chatbot do e-Ouv passa a receber manifestações por meio do Facebook e conecta usuários e ouvidorias
publicado originalmente por OGU: 04/12/2018 17h07 última modificação: 04/12/2018 18h02
Acesse o Facebook da CGU e faça sua manifestação via messenger!
No dia 4 de dezembro de 2018, na sede do Ministério da Transparência e Controladoria-Geral da União – CGU, a Cida nasceu! A Cida é um chatbot para atendimento automatizado de ouvidoria em redes sociais e outros canais. Primeiramente, a Cida (Chatbot Interativo de Atendimento Cidadão), nome da robô que prestará atendimento, funcionará via Messenger (serviço de mensagens instantâneas) do Facebook. Posteriormente, o atendimento será configurado para funcionar também via whatsapp.
O termo Cida é sigla para Chatbot Interativo de Atendimento Cidadão. A ferramenta, que utiliza tecnologia de inteligência artificial para simular um ser humano no diálogo com os usuários, é representada por uma personagem “robô” de mesmo nome. Após receber uma saudação ou pergunta, o software (programa de computador) oferece a possibilidade de encaminhar manifestações de ouvidoria, auxiliando o cidadão, por meio de respostas, a escolher o tipo e o órgão mais adequado, a depender do assunto. Além de esclarecer dúvidas no envio, a Cida protocola automaticamente a manifestação no Sistema de Ouvidorias do Poder Executivo Federal (e-Ouv).