Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal
Página inicial > Últimas Notícias > COP30: IFPA promove painel sobre Educação do Campo e formação de professores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

COP30: IFPA promove painel sobre Educação do Campo e formação de professores

  • Publicado: Segunda, 17 de Novembro de 2025, 10h29
  • Última atualização em Segunda, 17 de Novembro de 2025, 10h29
imagem sem descrição.

 

O Instituto Federal do Pará (IFPA) ampliou sua presença na Conferência das Partes (COP30) com a promoção de um painel que se destacou como a única atividade de todo o evento dedicada ao debate sobre educação do campo e formação docente na Amazônia. A ação ocorreu no último sábado, 15, às 13h30, na Zona Verde, em parceria com a Fundação de Educação, Tecnologia e Cultura da Paraíba (Funetec). Intitulado “Educação do Campo, juventude paraense e a gestão do futuro: formação de professores como estratégia de resistência nos interiores da Amazônia”, o painel reuniu especialistas para discutir a urgente necessidade de qualificar professores em exercício na rede pública, sobretudo aqueles inseridos em contextos rurais, comunidades tradicionais e territórios camponeses.

O Painel foi mediado pelo Pró-Reitor de Ensino do IFPA, Arthur Boscariol, e contou com a participação da Coordenadora de Educação do Campo do IFPA, Rosemeri Scalabrin, da professora de Educação do Campo do Campus Marabá Rural, Shauma Sobrinho, do Superintendente da Funetec, Rodrigo Barreto e do aluno egresso do IFPA, João Pinheiro.  A iniciativa dialoga diretamente com as diretrizes do Edital Parfor Equidade, o Programa Nacional de Fomento à Equidade na Formação de Professores da Educação Básica, que visa formar, em nível superior, professores camponeses ou de comunidades tradicionais.

“O assunto da juventude do campo é muito importante dentro da COP30, porque quando a gente trata de sustentabilidade, não basta a gente discutir meio ambiente sem discutir as pessoas que dão origem e que moram nesses locais, então pensar um painel onde a gente vai trazer as juventudes pra dar protagonismo à sua voz e pra poder entender quais as melhores estratégias de permanência no campo é a relevância do nosso debate”, disse o Pró-Reitor Arthur Boscariol.

Rosemeri Scalabrin também destaca a importância da Educação do Campo: “A importância da educação do campo está em dois aspectos centrais da escola, tá no espaço físico do campo, para que esse sujeito consiga desenvolver um trabalho que articule uma formação, que articule o trabalho, e a outra que o currículo desenvolvido tem a ver com o processo de vida, com a cultura e com a aquele espaço de produção que o sujeito está inserido na comunidade indígena, na comunidade quilombolola, na comunidade camponesa, o que é que eles estão produzindo, e aquele curso precisa estar conversando com essa realidade”, afirmou a Coordenadora.

Parfor no IFPA

No IFPA, ações do Parfor Equidade já estão presentes há 14 anos, com a oferta de cursos de Licenciatura em Educação do Campo, com foco na diversidade cultural e produtiva da Amazônia Paraense, alcançando comunidades camponesas e populações tradicionais, incluindo ribeirinhos, pescadores artesanais, quilombolas e indígenas. Valorizando, assim, saberes locais em articulação com os conhecimentos científicos e promovendo uma educação contextualizada e fortalecendo a identidade e a autodeterminação desses povos. 

“Nós estamos ofertando em quatro campi, no Campus Breves, no polo de Curralinho, Campus Bragança, polo Santa Luzia do Pará, Campus Castanhal que oferta no polo de Curuçá e o Campus Santarém que oferta no polo Mojuí dos Campos. Então, nós temos quatro turmas de 30 alunos, composta por alunos que são oriundos de comunidades rurais quilombolas indígenas e que vem pro processo de formação, em geral são professores que estão vinculados às redes municipais de educação e eles vêm por um período de alternância”, explicou Shauma Sobrinho.

O programa envolve, além do IFPA, a Funetec, a Secretaria de Educação Continuada, Alfabetização de Jovens e Adultos, Diversidade e Inclusão do Ministério da Educação (Secadi/MEC), a Fundação Nacional dos Povos Indígenas (Funai).

registrado em:
Fim do conteúdo da página
-->