Projeto do IFPA Marabá Industrial é finalista do Solve for Tomorrow 2025 – Prêmio Samsung
O projeto EcoLuz Trap, do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Marabá Industrial, está entre os dez finalistas da 12ª edição do prêmio Solve for Tomorrow Brasil, patrocinado pela Samsung. O resultado foi divulgado no dia 15 de outubro no site do Programa.A iniciativa desenvolveu uma armadilha luminosa de baixo custo para combater mosquitos transmissores de doenças na Amazônia.
A ideia de participar dessa competição surgiu quando o professor Riguel Feltrin Contente testou uma armadilha comercial no quarto do filho. “Funcionou tão bem que pensei: por que não adaptar isso para as casas das pessoas?”, contou. Com apoio de outros docentes e técnicos criou um protótipo com materiais recicláveis, como lata de leite, parafusos, LEDs, tela e cooler de computador.
O equipamento atrai os mosquitos com luz azul e os suga para dentro da armadilha. Não usa inseticidas. “Queremos oferecer uma solução acessível, segura e sustentável”, explicou o estudante Wilian Saraiva. Testes em residências e no campus mostraram resultados positivos.
A armadilha combate vetores como os mosquistos Aedes aegypti e a muriçoca/Culex e outros insetos voadores. “A alta presença desses insetos afeta a rotina das famílias e representa risco à saúde”, disse a aluna Yane Katlen. O projeto também promove educação ambiental e reaproveitamento de materiais eletrônicos.

A equipe é formada por cinco estudantes do curso técnico integrado ao ensino médio em Controle Ambiental: Wilian Saraiva Silva, Cleiton Santos Costa, Lucyellen Carvalho Neres, Maria Clara de Souza Lima e Yane Katlen da Silva Lima. Cada um atua em áreas como eletrônica, comunicação, instalação e pesquisa. E também contou com colaboração dos professores Sérgio de Souza Custódio Filho e Israel Peixoto Moraes. “Foi um aprendizado coletivo. Vimos que a ciência pode transformar realidades”, afirmou Lucyellen Neres.
A orientação do professor Riguel foi constante. “Acompanhei cada etapa. Eles se dedicaram muito”, disse. A participação no prêmio trouxe novos desafios e visibilidade. “Representar o IFPA e a Amazônia é uma honra. Estamos mostrando a força da educação pública”, completou.
Os próximos passos incluem oficinas, tutoriais e parcerias com instituições públicas. “Queremos que qualquer pessoa possa montar sua armadilha”, disse Maria Clara Lima. A equipe sonha em ver o EcoLuz Trap replicado em comunidades amazônicas nos próximos anos.

Próximas etapas Solve for Tomorrow 2025:
Apresentação do protótipo e produção de vídeo Mentoria para os finalistas: De 16/10 a 28/11
Os 10 projetos finalistas receberão mentoria técnica on-line para apoiar a produção de modelos e protótipos.
Produção de vídeos: De 16/10 a 14/11
As equipes finalistas deverão produzir e publicar, por meio da área restrita do site do Solve for Tomorrow Brasil, um vídeo de até 3 minutos sobre o projeto. Os 10 vídeos ficarão disponíveis aqui no site para votação pelo Júri Popular.
Júri Popular e escolha dos Vencedores Nacionais
Júri Popular: De 19/11 a 28/11
Votação aberta ao público, aqui no site, de forma a escolher os 3 melhores projetos entre os 10 vídeos finalistas. Não há limite de votos – cada pessoa pode votar quantas vezes quiser.
6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil e Banca Julgadora: 01/12
As equipes finalistas farão uma apresentação de seus projetos na 6ª Mostra Solve for Tomorrow Brasil para a Banca Julgadora, formada por especialistas em educação e nas áreas de Ciências da Natureza, Matemática e abordagem STEM.
A Banca Julgadora selecionará os 3 Projetos Vencedores Nacionais entre os 10 finalistas e os classificará em 1º, 2º e 3º lugar. Além disso, um quarto projeto receberá Menção Honrosa. Os Vencedores Nacionais podem ser de qualquer região do Brasil.
Divulgação dos vencedores: 02/12
O resultado dos 3 Projetos Vencedores pelo Júri Popular e dos 3 Vencedores Nacionais e Menção Honrosa será divulgado aqui no site do Programa