Ação sustentável e conscientização ambiental
Com foco na sustentabilidade e conscientização ambiental, estudantes dos cursos de Agronomia e Engenharia de Alimentos transformam resíduos de óleo de cozinha, oriundos do refeitório do IFPA campus Castanhal, em sabão e velas aromáticas.
Denominado “Projeto Sabão Ecológico - PSE”, a iniciativa é uma das ações de extensão promovidas pelo Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal. Este projeto foi desenvolvido inicialmente pelos discentes bolsistas Adailton Pinto de Souza (Engenharia de Pesca) e Beatriz Yngride Barbosa Ribeiro (Engenharia de Alimentos) e, atualmente, conta com a colaboração dos seguintes estudantes voluntários: Emily Kauane Silva e Silva (Agronomia), Kássia da Conceição Silva (Agronomia), Romário Souza da Silva (Agronomia) e Taiane Braga da Silva (Engenharia de Alimentos).
A professora Caroline Azevedo Rosa, coordenadora e idealizadora do PSE, explica que sempre teve preocupação com a questão ambiental e que a ideia surgiu após visitar o refeitório do campus e perceber que o resíduo do óleo de cozinha era descartado diretamente em caixas de gordura. Ela detalha, que na época, fazia parte da Comissão de Meio Ambiente do IFPA.
“A comissão tinha muitos objetivos a serem cumpridos, a fim de promover a sustentabilidade no campus Castanhal. Sendo assim, eu e a professora Suany Couto Teixeira Nunes (in memoriam) submetemos o projeto via Edital interno e, posteriormente, ao Edital Proextensão Nº 04/2022 Proex. Conseguimos aprovação e auxílio financeiro”, detalha Caroline Azevedo Rosa.
“Mais do que uma aula prática de empreendedorismo, o PSE promoveu junto à comunidade de Castanhal oficinas de produção de sabão e velas aromáticas a partir da reutilização dos óleos residuais de frituras, que podem vir a ser uma possível fonte de renda e bem-estar para participantes”, afirma professora Caroline Azevedo Rosa.
Ao longo dos dois anos de execução, o projeto evitou que aproximadamente 300 litros de óleo utilizado em frituras fossem descartados de forma inadequada. Cada litro de óleo residual rende 8 barras de sabão ou, aproximadamente, 20 velas. Toda a produção do projeto foi doada para a comunidade acadêmica, participantes das oficinas e eventos.
O descarte incorreto de óleo utilizado nas frituras de alimentos acarreta diversos problemas, como a poluição do solo, da água e do ecossistema, bem como o entupimento dos sistemas de esgoto. Por estas e outras razões, o mais recomendado é acondicionar esses resíduos em galões e destiná-los para empresas ou empreendedores que os transformam em sabão e outros produtos com menos impacto ambiental.
Representando a equipe, a estudante de Agronomia Emily Kauane Silva e Silva, 20 anos, fala sobre os benefícios de participar desta iniciativa. “Aprendemos muito com este projeto e sobre as questões ambientais. Tivemos a oportunidade de ajudar no reaproveitamento do óleo residual do refeitório. Aprendemos a trabalhar em equipe e a desenvolver atividades em laboratório”, detalha.
A proposta inicial era apenas evitar o descarte incorreto do óleo ou seu acúmulo nas caixas de gordura, transformando-o em sabão. Hoje, o projeto já produz velas aromáticas e continua por iniciativa da professora Caroline e seus estudantes voluntários. Por isso, passou a ser denominado “Projeto Sabão e Velas Ecológicos – PSVE”.
As velas aromáticas são conhecidas por embelezar e aromatizar os ambientes, além de auxiliar no processo de concentração e sensação de relaxamento. Confira os registros feitos pela equipe do PSVE: https://www.instagram.com/psve_ifpacast?igsh=MXZnYWtsd3pqN2kyMA%3D%3D