IFPA campus Óbidos é premiado com prata, bronze e honra ao mérito na Olimpíada do Tesouro Direto
O Instituto Federal do Pará campus Óbidos participou da Olimpíada do Tesouro Direto de Educação Financeira, a Olitef, e trouxe medalhas para casa. Quatro dos estudantes participantes, todos do 1º ano do Ensino Médio, conquistaram medalhas na competição, que teve sua primeira edição neste ano de 2024.
A Olimpíada, promovida pelo Tesouro Nacional e a B3, a bolsa do Brasil, com apoio do Ministério da Educação (MEC), é voltada a alunos do 6º ao 9º ano do Ensino Fundamental e do 1º ano do Ensino Médio, categoria a qual inclui os discentes do IFPA. Além de reconhecer o bom desempenho dos estudantes, a Olitef prevê premiações às escolas públicas, docentes e diretores participantes, em forma de investimentos.
Logo que soube da Olitef, por seu esposo, que é docente do município de Maracanaú, no Ceará, a professora Hozana Garcia ficou animada para incluir o IFPA na Olimpíada. “Como o Campus Óbidos é carente em infraestrutura vi na Olitef uma oportunidade para melhorarmos nossa infraestrutura e contribuir com os estudantes sobre a importância da educação financeira”, declarou Hozana, que é docente do curso de Meio Ambiente do Campus Óbidos.
Inicialmente, Hozana convidou a colega docente Juliana da Silva, por sua experiência e dupla formação – Tecnóloga em Saneamento e Economista – para ajudar. Dessa forma, organizaram algumas aulas, em contraturno, para que os discentes interessados pudessem se preparar. “Tivemos pouco tempo, pois soube já muito próximo dos prazos para ocorrência da prova. De toda forma, as aulas foram importantes porque a professora Juliana focou no mais importante e algumas questões sobre o que ela falou caíram na prova”, explicou. Além de Hozana e Juliana, os docentes Dianes Marcelino, João Lúcio de Souza Junior e Andréia da Silva também se envolveram na aplicação das provas.
A ideia realmente movimentou o IFPA campus Óbidos: foram 83 alunos inscritos na Olitef e quatro medalhas conquistadas, lembrando que, para a medalha de mérito, também é necessária uma pontuação mínima. Para ela, a adesão dos discentes “foi surpreendente e bastante positiva. Na aula que acompanhei de Juliana, eles estavam animados e interessados com o tema que realmente é extremamente importante”, comemora.
Assim, os estudantes do Campus Óbidos que conquistaram medalhas foram:
- David Lucas Gomes da Cruz, do curso técnico integrado em Informática, que recebeu a medalha de prata.
- Ítalo Lohan Silva de Sousa, do curso técnico integrado em Informática, que recebeu medalha de bronze.
- Iago da Gama Almeida, também do curso técnico integrado em Informática e com medalha de bronze.
- Naiana da Silva Pinto, do curso técnico integrado em Agroecologia, que recebeu a medalha honra ao mérito.
Segundo David Lucas, medalhista de prata, participar da Olitef foi uma oportunidade única para ajudar os alunos a se prepararem para a vida adulta e profissional. “Eu acho importante esse tipo de atividade para ajudar na educação financeira dos alunos. Assim, eles vão ser adultos bem mais responsáveis, com menos risco de ter novas dívidas, saberão investir o dinheiro, como usá-lo. Bom, aprender a administrar nosso dinheiro”, explica.
A professora Hozana conta ainda que há a intenção de entregar certificados a todos os participantes, em uma ocasião especial, dentro da Semana Integradora do Campus, a fim de incentivá-los e reconhecer a coragem por participarem de algo tão novo para eles. Além disso, de olho nas oportunidades futuras, Hozana já está com planos para as próximas edições da Olimpíada, que promete a inclusão das categorias para estudantes do 2º e do 3º ano do Ensino Médio. “Para os próximos anos, iremos organizar um projeto de ensino e, assim, podemos preparar melhor nossos alunos”, afirma.