Página inicial > Últimas Notícias > Olimpíadas Brasileiras de Física e de Ciências estão com inscrições abertas

Olimpíadas Brasileiras de Física e de Ciências estão com inscrições abertas

• Publicado: Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h17
  • Última atualização em Sexta, 19 de Abril de 2024, 17h17

Os professores do Instituto Federal do Pará (IFPA) já podem inscrever seus estudantes nas edições 2024 de duas olimpíadas de conhecimento do país: a Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) e a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC). As inscrições nas duas competições devem ser feitas nos sites www.obfep.org.br e www.onciencias.org.

OBFEP

A Olimpíada Brasileira de Física de Escolas Públicas (OBFEP) está com inscrições abertas até o dia 3 de junho e é voltada para os estudantes de escolas estaduais, municipais e federais do 9º ano do ensino fundamental e da 1ª a 3ª série do ensino médio, além de seus respectivos correspondentes na Educação de Jovens e Adultos (EJA).

As provas estão previstas para os dias 20 de agosto (1ª fase) e 23 de novembro (2ª fase).

ONC

Já a Olimpíada Nacional de Ciências (ONC) está com inscrições abertas até o dia 10 de agosto. As provas estão agendadas para o período de 15 a 17 de agosto (1ª fase) e 12 a 13 de setembro (2ª fase). A prova abrange conteúdos de Astronomia, Biologia, Física, História e Química.

A ONC é um projeto do Programa Ciência na Escola e é uma realização das Sociedades Científicas: a Sociedade Brasileira de Física (SBF), a Associação Brasileira de Química (ABQ), o Instituto Butantan, a Sociedade Astronômica Brasileira e a Universidade Estadual de Campinas (Unicamp). Foi elaborada a partir de um convite do Ministério de Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI). Busca aprimorar o ensino de ciências na educação por parte do Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações (MCTIC), Ministério da Educação (MEC), Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Podem participar estudantes de escolas públicas ou particulares do 6º ano do ensino fundamental à 3ª série do ensino médio, além de alunos da 4ª série do ensino técnico. As provas são online, com possibilidade ser impressa. Neste caso, a escola, no ato de inscrição, deve realizar a solicitação de aplicação dos testes impressos e com pelo menos 15 dias de antecedência em relação às provas da primeira fase.

Por que participar?

Além de aprimorar os conhecimentos sobre os temas das disciplinas, a participação nas olimpíadas traz inúmeras vantagens. Os estudantes medalhistas de ouro podem concorrer às vagas olímpicas em universidades como a Unicamp, Unesp e a USP sem precisar de fazer vestibular. Os medalhistas também podem receber bolsas de iniciação científica.