Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove oficina para ampliar a internacionalização

IFPA promove oficina para ampliar a internacionalização

• Publicado: Quarta, 13 de Março de 2024, 11h38
  • Última atualização em Quarta, 13 de Março de 2024, 18h32

O Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou a "Oficina internacional sobre projetos americanos/Harvard", nos dias 26 e 27 de fevereiro. Uma ação planejada e organizada pela Coordenação de Relações Internacionais (Cori) da Diretoria de Extensão e Relações Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Extensão do IFPA (DERI/PROEX) em parceria com a Direção-Geral, Gestão de Extensão e Centros de Idiomas dos campi.

O evento ocorreu no Auditório Cláudio Matni, situado no segundo andar do prédio central da Reitoria do IFPA, com transmissão on-line. O público participante foi indicado pelos campi e teve como palestrante o professor do Instituto Federal do Paraná (IFPR) Cleber Serafin que compartilhou informações e estratégias sobre como os estudantes podem ter projetos internacionais, em especial com a Universidade de Harvard, nos Estados Unidos.

A programação da oficina incluía a apresentação do projeto desenvolvido lá no Paraná com foco na metodologia adotada, cases de sucesso, elaboração de projetos, planejamento de atividades, identificação da documentação necessária, estruturação de edital, preparação de campanhas de divulgação, construção de ficha de inscrição. Apresentação e orientação sobre os modelos de projetos a serem desenvolvidos pelos discentes. Projeção dos resultados esperados e necessidade de realizar trabalho de conscientização da comunidade acadêmica.

Para a professora do IFPA, campus Tucuruí, Adna Evelin Gadelha Pereira Veneza, esta oficina foi uma possibilidade de enxergar os meios de levar os estudantes para além dos muros da instituição e fronteiras do país. As informações, metodologia e estratégias socializadas foram novidades e de grande valia para ela. “É uma iniciativa revolucionária para os moldes institucionais, pois fomenta o empreendedorismo dos nossos estudantes e cria o conceito de que alunos extraordinários só precisam de uma chance e esta chance está no IFPA”.

“Esta oficina torna possível, e de fato real, o sonho que muitos dos nossos alunos têm em conhecer Harvard, uma das mais renomadas universidades do mundo. Visto que isso já é realidade no IFPR. Parafraseando os versos do artista americano Frank Sinatra, me atrevo a dizer: "If they make it there, we can make it anywhere!"

A professora do Campus Paragominas Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazas, confirma a impressão da colega, afirma que a oficina do professor Cleber Serafin trouxe ânimo para todos os oficineiros pela perspectiva de tornar a internacionalização uma realidade no IFPA. “A ideia proposta por ele pode sim ser aplicada, caso haja apoio dos Diretores Gerais dos campi como temos aqui no meu campus. Gostaria de ressaltar a importância da gestão do prof. Glauco Lira, pois já chegou trazendo novas propostas tangíveis para os Centros de Idiomas”.

O Coordenador de Relações Internacionais do IFPA, Glauco Lira Pereira, explica que a oferta desta oficina tinha por objetivo munir de estratégias e práticas inspiradoras os Centros de Idiomas dos campi do IFPA. “A generosidade do Prof Cleber Serafin em compartilhar sua metodologia de sucesso no IFPR foi crucial para reativar a força e presença dos CENIs no processo de internacionalização. Esperamos colher esses frutos com a promoção de uma expedição de nossos jovens talentos em universidades dos Estados Unidos em breve”.

Participantes da Oficina

Os professores que participaram da oficina de forma presencial foram: Ane do Nascimento Parente Morhy Terrazas (Campus Paragominas), Ivaney José Marques Vieira (Campus Breves), Alfredo de Souza Maués (Campus Belém), Adna Evelin Gadelha Pereira Veneza (Campus Tucuruí), Ana Paula Oliveira Roman (Campus Abaetetuba), Jucilane Novais Lopes e Marques  (Campus Abaetetuba). E de forma on-line: Manoel Martins Quadros Junior (Campus Vigia), Mauro Marinho da Silva (Campus Santarém), Eliete Silva Cardoso (Campus Itaituba), Análie Francine Matias Miranda  (Campus Rural de Marabá).