Página inicial > Últimas Notícias > IFPA vai ter cinco novos campi

IFPA vai ter cinco novos campi

• Publicado: Terça, 12 de Março de 2024, 18h37
  • Última atualização em Terça, 12 de Março de 2024, 18h42

O Instituto Federal do Pará (IFPA) vai contar com novos campi nos municípios de Barcarena, Tailândia, Viseu, Redenção e Alenquer. A novidade foi anunciada hoje (12), pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em uma cerimônia realizada no Palácio do Planalto. A previsão é que até 2026 sejam construídos 100 novos campi de Institutos Federais em todo o país, gerando, assim, 140 mil novas vagas para alunos, a maioria em cursos técnicos integrados ao Ensino Médio. O objetivo é aumentar a oferta de vagas na educação profissional e tecnológica (EPT), criando oportunidades para jovens e adultos, especialmente os mais vulneráveis

O governo vai investir R$ 3,9 bilhões na Rede Federal, sendo R$ 2,5 bilhões para erguer os novos campi e R$ 1,4 bilhões para a consolidação das unidades já existentes, com construção de refeitórios, ginásios, bibliotecas, salas de aula e aquisição de equipamentos. Os recursos são assegurados pelo Programa de Aceleração do Crescimento (PAC). Em seu discurso, o presidente Lula afirmou que o investimento vai totalizar 702 campi pelo país e a intenção é alcançar mil unidades.

"Por isso tomei uma decisão desde 2003. É proibido no meu governo falar que dinheiro de educação é gasto. Dinheiro da educação é o mais importante investimento que um país pode fazer. Gasto é dinheiro em cadeia. Gasto é a fortuna para combater a droga, o contrabando. Isso é gasto, mas educação, formar os nossos filhos, as nossas filhas, dá tranquilidade aos pais dentro de casa", afirmou Lula.

A Reitora do IFPA, Ana Paula Palheta, estava presente na cerimônia e comemora o anúncio dos novos campi. “Pra gente é uma enorme satisfação, nessa manhã, receber essa notícia de que o IFPA vai ter mais cinco campi, pra gente seguir atuando na formação de educação profissional, científica e tecnológica com a qualidade que a gente já vem realizando. Contudo, a gente precisa também entender das dificuldades do momento, dos desafios que são enormes, haja vista o quadro de servidores, o orçamento e, ainda assim, a gente tem um compromisso de fortalecer a Rede Federal e de colocar o Instituto Federal do Pará para caminhar junto à sociedade paraense, na certeza de que aquilo que nós fazemos juntos nós fazemos melhor”, destacou a Reitora.

Atualmente, o Instituto Federal do Pará conta com 18 campi nos municípios Abaetetuba, Altamira, Ananindeua, Belém, Bragança, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Itaituba, Marabá, Óbidos, Paragominas, Parauapebas, Santarém, Tucuruí e Vigia. No total, a Rede Federal conta com 38 Institutos Federais, dois Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets) e o Colégio Pedro II, além de escolas técnicas ligadas a universidades federais. São mais de 1,5 milhão de estudantes matriculados e mais de 80 mil servidores em todas as unidades existentes.