Página inicial > Últimas Notícias > Inscrições abertas para o Programa de Assistentes de Português, na Espanha

Inscrições abertas para o Programa de Assistentes de Português, na Espanha

• Publicado: Terça, 05 de Março de 2024, 12h44
  • Última atualização em Terça, 05 de Março de 2024, 12h44

Podem participar servidores e estudantes da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica. Inscrições até 14 de março de 2023.

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) publicou, no dia 28 de fevereiro, um edital que irá selecionar servidores e estudantes para participar do Programa de Assistentes de Português, na Espanha. As inscrições estarão abertas até 14 de março, e o candidato deverá realizar exclusivamente por meio do formulário eletrônico.

Saiba mais sobre o programa

A edição de 2024 do programa, que é exclusivo para servidores e discentes das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica vinculadas ao Conif, vai destinar cinco vagas para assistentes brasileiros de conversação e outras dez para cadastro de reserva.

Conforme consta no edital, objetivo da chamada é proporcionar aos graduados e estudantes em fase de conclusão de curso das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica uma oportunidade de familiarização com a língua e a cultura espanholas, contribuindo para enriquecer o ambiente educacional nos estabelecimentos de ensino na Espanha com a diversidade linguística e cultural do Brasil.

Os assistentes brasileiros de conversação podem ser designados para centros de Ensino Secundário em diversas Comunidades Autônomas na Espanha, especialmente aquelas que fazem fronteira com Portugal, como Andaluzia, Castela e Leão, Estremadura e Galícia. Sua função seria auxiliar no ensino do Português como Língua Estrangeira (PLE) no Ensino Secundário ou em Escolas Oficiais de Idiomas.

“Os assistentes brasileiros de conversação serão destinados pelas autoridades correspondentes aos centros de ensino na Espanha onde desenvolvem as funções de assistentes de conversação, sob a supervisão de um professor efetivo”.

A chamada pública está sendo realizada em parceria com a Embaixada da Espanha no Brasil e as atividades serão implementadas de 1º de outubro de 2024 até 31 de maio de 2025. Os inscritos podem acompanhar todo o processo no site do Conif clicando aqui.