Página inicial > Últimas Notícias > Está aberto o prazo de inscrições para o Programa AFS Global STEM Academies 2024

• Publicado: Segunda, 27 de Novembro de 2023, 12h53
  • Última atualização em Segunda, 27 de Novembro de 2023, 12h53

A Assessoria de Relações Internacionais do Instituto Federal do Pará (IFPA) divulga oportunidade de bolsa integrais da AFS Global STEM Academies para intercâmbio de estudantes do Ensino Médio. As inscrições vão até o dia 15 de janeiro de 2024 e podem ser efetuadas no link: https://www.afs.org.br/afs-global-stem-academies-2024/#afs-nav-inscricoes.

As bolsas são financiadas pela empresa BP - British Petroleum, uma multinacional sediada no Reino Unido que opera no setor de energia, petróleo e gás. Podem se inscrever estudantes com idade entre 15 a 17 anos na data prevista para começar o programa; é critério de seleção nunca ter reprovado; e ter nível intermediário de inglês. Serão selecionados 10 estudantes brasileiros.

O candidato deve ter acesso a um computador, smartphone ou outro dispositivo digital para acessar o conteúdo virtual; uma webcam e microfone integrados para participação em sessões de diálogo online e; internet estável ou conexão wi-fi.

Na primeira parte virtual, os alunos terão a oportunidade de liderar projetos e apresentar soluções para desafios reais, com foco especial em sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU. Abordando temas como mudança climática e transição energética serão explorados, com foco na prática.

Na segunda parte, presencial, os bolsistas farão uma jornada pelos destinos escolhidos, onde participarão de serviços comunitários e terão a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e sustentáveis.

O programa busca promover a diversidade, incentiva a participação de jovens de todas as origens, com especial ênfase em mulheres jovens, populações sub-representadas e estudantes com necessidades financeiras.

Sobre o processo

A AFS Global STEM Academies visa a sustentabilidade e desenvolver competências STEM através de um currículo interativo e prático, enquanto as alunas desenvolvem competências globais críticas, incluindo a resolução de problemas, competências analíticas, compreensão intercultural, e inovação social. As atividades são desenvolvidas em duas etapas: virtual (e-learning) e presencial (intercâmbio).

As Academias começam com um currículo virtual de e-learning de 12 semanas (a partir de casa), envolvendo-se em competências globais, impacto social, e workshops centrados na sustentabilidade, com conteúdos co-desenvolvidos pelo AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (EUA). A parte virtual do programa culmina com projetos de impacto social liderados por estudantes e apresentações que oferecem soluções potenciais para desafios do mundo real, com ênfase na sustentabilidade e nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.

Após concluir o intercâmbio virtual obrigatório, as acadêmicas viajarão por um período de 4 semanas para um dos seguintes destinos da Academia: China, Egito, Índia ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local. Os acadêmicos participam no serviço comunitário e têm a oportunidade de visitar operações locais inovadoras e focadas na sustentabilidade para ver em primeira mão como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.

Os acadêmicos do programa ganham o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, atribuído pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

A bolsa

A bolsa inclui experiência online virtual de 12 semanas (de casa); intercâmbio de 04 semanas, com foco em conhecimento de sustentabilidade e habilidades STEM, para os Estados Unidos, Egito, China ou Índia; hospedagem; alimentação; passagem de ida e volta; despesas com o deslocamento durante o intercâmbio (do aeroporto até o local da hospedagem ou deslocamento para as atividades do intercâmbio); seguro médico internacional; orientações antes, durante e depois da experiência; passagem doméstica até o ponto de embarque internacional; suporte emergencial de 24 horas; passeio cultural; assistência com a preparação (application e visto); orientações durante a experiência e; taxas de visto e passaporte.

Saiba mais e se inscreva: https://www.afs.org.br/afs-global-stem-academies-2024/