Página inicial > Últimas Notícias > IFPA divulga o Relatório de Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

IFPA divulga o Relatório de Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD)

• Publicado: Quarta, 22 de Novembro de 2023, 18h01
  • Última atualização em Quinta, 30 de Novembro de 2023, 20h51

A Pró-reitoria de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas (Progep) do Instituto Federal do Pará (IFPA) divulgou na sexta-feira, 17 de novembro, o Relatório de Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho (PGD). A avaliação foi feita em conjunto com a Diretoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI).

Responderam à avaliação 455 servidores dos 1.041 aptos a participar da pesquisa de avaliação do PGD, um percentual de 43,71% do total. A maior participação foi da Reitoria com 77,86%, com 109 questionários respondidos de um total de 140 servidores; seguida pelo Campus Cametá com 72,41% de participação, com 21 respostas dos 29 servidores; e em terceiro, o Campus Marabá Industrial com 62,50% de participação, com 20 respostas dos 32 servidores da unidade; a menor participação foi do Campus Bragança com 24%, pois apenas 12respostas foram obtidas de um total de 50 servidores aptos.

A Pró-reitora de Gestão do IFPA, Wanaia Tomé de Nazaré Almeida, explica que o instituto fez uma grande mobilização, em setembro de 2023, indo a cada uma das 19 unidades para dialogar e sensibilizar os servidores sobre a importância da participação de todos na avaliação do PGD. Ela destacou que o percentual de 43% de participação dos servidores foi a baixo da expectativa, a maioria, por algum motivo, optou por não responder o questionário avaliativo do programa.

O Relatório da Avaliação com os servidores técnicos apresenta o percentual da participação por unidade na avaliação, percentual de adesão ao PGD do grupo que respondeu, os motivos de não adesão ao PGD, opinião dos servidores que não aderiram ao PGD sobre produtividade, integração e comunicação das equipes de trabalho com o PGD, expectativas quanto à qualidade de vida com o PGD, coworking, opinião de produtividade dos servidores que estão em PGD, periodicidade adequada para a execução e avaliação dos planos de trabalho, trabalho presencial em dia de teletrabalho, motivos de trabalho presencial em dia de teletrabalho, desafios enfrentados, avaliação do Sistema Polare, pesquisa sobre a opinião das chefias imediatas, adesão ao PGD por unidade, motivos da não adesão  ao PGD, produtividade dos servidores que estão em PGD, absenteísmo após a implementação do PGD, utilização de ambientes compartilhados nos dias de expediente presencial, periodicidade adequada para a execução e avaliação dos planos de trabalho, dificuldades enfrentadas para a implementação e execução do PGD.

O PGD é uma ferramenta de gestão que pressupõe a troca do controle de horários do servidor pelo acompanhamento das entregas, cujos resultados possam ser mensurados e a execução possa ser realizada de forma presencial, remota e híbrida. Este programa foi instituído pelo Decreto nº 11.072, de 17 de maio de 2022. Foi implantado em julho de 2022 e prorrogado até dezembro de 2023. A avaliação é referente ao primeiro ciclo.

Atualmente, o PGD está regulamentado pela Instrução Normativa nº 24/2023 que está em processo de adequação do seu normativo interno aos termos da IN. “Esta IN promove a gestão orientada a resultados, estimulando a cultura de planejamento, otimizando a gestão com foco no controle do desempenho e não em controle de horas e horário. O controle é de demanda e produtividade. Tanto faz se o trabalho está sendo desenvolvido presencial ou de forma remota pelo servidor”, ressalta Wanaia Almeida.

Acesse aqui o Relatório de Avaliação do Programa de Gestão e Desempenho.