Página inicial > Últimas Notícias > Novo serviço de e-mail entra em vigor a partir do dia 12 de abril

Novo serviço de e-mail entra em vigor a partir do dia 12 de abril

• Publicado: Sexta, 12 de Março de 2021, 16h38
  • Última atualização em Sexta, 12 de Março de 2021, 19h19

A Diretoria de Tecnologia da Informação (DTI) do Instituto Federal do Pará (IFPA) está substituindo a tecnologia utilizada no atual serviço de e-mail, o Zimbra. A nova solução tecnológica do serviço de e-mail institucional passará a ser ofertada pelo G Suite for Education, um conjunto de ferramentas e serviços gratuitos do Google voltados para instituições de ensino. O serviço de e-mail institucional será disponibilizado na ferramenta Gmail, a partir do dia 12 de abril, e é voltado para técnicos administrativos, docentes, estagiários e terceirizados do Instituto.

A nova tecnologia de serviço de e-mail permite armazenamento ampliado, acesso aos serviços do Google, atualizações mantidas pelo Google, facilidade em compartilhar e corrigir tarefas, maior segurança e privacidade e acesso de onde estiver com o App do Gmail. Para utilizar a nova tecnologia, os servidores precisam aderir ao Termo de Uso através do portal https://gsuite.ifpa.edu.br/.Logo após a adesão, o usuário terá acesso a vários recursos, no entanto, o Gmail só será ativado no dia 12 de abril.

Com o início do uso do Gmail, as contas existentes no serviço de e-mail do Zimbra vão deixar de receber mensagens e não serão migradas, ficará a critério de cada usuário a realização de exportação das mensagens existentes do serviço de e-mail do Zimbra para G Suíte for Education (Serviço Gmail). Um tutorial de como realizar a exportação ficará disponível no site do G Suíte for Education do IFPA (https://gsuite.ifpa.edu.br/).

A nomenclatura do e-mail institucional, composta por Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo., continuará a mesma. A única mudança é na forma de acessar o e-mail, que passará a ser através do Gmail e não pelo Zimbra. No entanto, ambos estarão disponíveis no site e o Zimbra poderá ser acessado por até 12 meses após mudança. Para preservar as informações contidas no Zimbra, é recomendado fazer um backup.

Para mais detalhes, acesse a Resolução IFPA/CONSUP nª 260/2021 de 02 de março de 2021.