Página inicial > Últimas Notícias > IFPA e IFPE firmam parceria para implementar programa de capacitação

IFPA e IFPE firmam parceria para implementar programa de capacitação

• Publicado: Segunda, 16 de Novembro de 2020, 20h51
  • Última atualização em Segunda, 16 de Novembro de 2020, 21h01

Na manhã do dia 09, o Instituto Federal do Pará (IFPA) firmou uma parceria com o Instituto Federal de Pernambuco (IFPE), durante reunião realizada por webconferência. A cooperação tem o objetivo de implementar um programa de capacitação que promova a oferta de cursos de qualificação para professores e técnicos administrativos em educação. A previsão é que sejam ofertadas 3.000 vagas, no ano de 2021.

Durante a reunião, foi apresentado o Plano de trabalho do Programa, cuja finalidade é desenvolver ações de Formação Continuada Interinstitucional que possibilitem a excelência dos serviços ofertados pelo IFPA e IFPE e fortaleçam a identidade da educação profissional em rede. De acordo com o Plano de trabalho, compete aos institutos ofertarem atividades de formação continuada em formato remoto, divulgarem os cursos ofertados e monitorarem as inscrições junto à comunidade acadêmica, disponibilizarem carga horária para seus servidores para as formações e realizarem a certificação dos participantes.

Para o Reitor do IFPE, José Carlos de Sá Junior, a união é primordial para o fortalecimento da rede. “Acho que a gente tem que ter esses olhares regionais, porque a gente tem dificuldades muito parecidas e desafios muito parecidos para enfrentarmos, então temos que nos dar as mãos, enquanto pessoas e enquanto instituições que têm uma visão de mundo parecida. A gente precisa se fortalecer, pois haverá muitos desafios pela frente, que virão aí, nos anos que se seguem. Um desafio imenso que é colocado em nossas mãos e a gente precisa se unir. Espero que possam surgir muitas parcerias entre IFPA e IFPE e entre os Institutos Federais do Norte e do Nordeste, para que a gente possa se fortalecer”, afirmou o Reitor, durante a reunião online.

O reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha, também destacou a importância da atuação em rede: “Todo mundo tem repetido muito na nossa rede que a educação se faz a partir do encontro e nesses tempos em que estamos vivendo, essa parceria não deixa de ser um grande encontro para promoção da educação. Qualificar os nossos servidores e docentes é vital para o desenvolvimento desse processo”, disse Claudio Alex.

As ações formativas serão palestras, mentorias, workshops, fóruns, conferências, minicursos seminários, tertúlias pedagógicas e místicas. Os temas formativos ofertados pelo IFPE serão sobre metodologias inovadoras, inclusão, tecnologias educacionais, saberes e gestão da Educação Profissional Tecnológica (EPT). Já o IFPA vai trazer temas formativos acerca da Educação de Jovens e Adultos na EPT, curricularização da extensão, interdisciplinaridade, educação sócio-emocional e educação do campo.