Página inicial > Últimas Notícias > IFPA lança edital para vagas em curso de professores de EJA/EPT

IFPA lança edital para vagas em curso de professores de EJA/EPT

• Publicado: Sexta, 30 de Outubro de 2020, 22h42
  • Última atualização em Sexta, 30 de Outubro de 2020, 22h43

O Instituto Federal do Pará – IFPA lançou, nesta sexta-feira, dia 30, o edital para preenchimento de vagas no curso de aperfeiçoamento em Práticas Pedagógicas Inovadoras em Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional e Tecnológica – EJA/EPT. O curso é voltado para professores das redes públicas de ensino municipais e estadual, além de docentes do quadro do IFPA que trabalhem com EJA/EPT, nos municípios participantes. As inscrições para o processo seletivo iniciam no dia 9 de novembro.

O curso será a distância, majoritariamente online e com alguns momentos presenciais previstos nos polos aos finais de semana, totalizando 180 horas, cursadas ao longo de 5 meses. Ao todo, serão 150 vagas – sendo 50 para docentes internos e 100 para professores externos ao IFPA – distribuídas em 11 municípios: Abaetetuba, Altamira, Breves, Cametá, Castanhal, Conceição do Araguaia, Marabá, Parauapebas, Paragominas, Tucuruí e Vigia.

O objetivo é capacitar professores na rede pública dos municípios participantes para a compreensão dos fundamentos teóricos e metodológicos da EJA/EPT, bem como para a implementação de práticas inovadoras e integradoras que permitam uma aprendizagem significativa a seus alunos.

“Esse curso foi pensado para atender metas do Plano Nacional de Educação, relacionadas ao EJA, fortalecendo-o. O que pretendemos, com ele, é proporcionar elementos para o desenvolvimento de práticas docentes, estratégias e produtos pedagógicos inovadores, capacitando o professor para estruturar o ensino de modo que respeite as diferenças individuais dos alunos”, explica Márcio Favacho, coordenador do curso. A ideia é que o curso comece ainda este ano, com aula inaugural prevista para 30 de novembro.

De acordo com o edital, as inscrições serão abertas no dia 9 de novembro e seguem até o próximo dia 13 ou até alcançar o limite de 10% além do número de vagas – ou seja, 110 inscritos para o público externo e 55 para docentes do IFPA –, o que vier primeiro. O curso é uma ação do Departamento de Educação Básica e Profissional da Pró-Reitoria de Ensino, em conjunto com o Centro de Tecnologias em Educação a Distância – CTEAD, ambos do IFPA.

Para mais informações e inscrições, acesse: https://prosel.ifpa.edu.br/praticas-pedagogicas-inovadoras-para-eja-ept