Página inicial > Últimas Notícias > OBA E MOBFOG DEVEM OCORRER EM NOVEMBRO

OBA E MOBFOG DEVEM OCORRER EM NOVEMBRO

Os professores devem fazer o cadastro prévio dos alunos no site da olimpíada

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 16h10
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 16h10

Iniciou na terça-feira, 29 de setembro, e vai até 5 de novembro, o período de cadastro de alunos, novas escolas e novos professores representantes para participar da 23ª Olimpíada Brasileira de Astronomia e Astronáutica (OBA).  A prova será realizada de forma on-line no dia 12 ou 13 de novembro. Além da prova, no dia 13, ocorrerá a 14ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) na modalidade presencial ou virtual, porém não há cadastro prévio. Podem participar estudantes do nível fundamental, médio e superior de escolas públicas e privadas, urbanas ou rurais. Não há limite ou número mínimo de participação de alunos por escola.

A organização da olimpíada, para orientar sobre a inscrição, disponibilizou um vídeo tutorial explicando o passo a passo . Para os alunos disponibilizou um aplicativo gratuito com o Simulado das Provas da OBA dos quatro Níveis. Por meio dele, os alunos, além de testar seus conhecimentos, podem competir entre si. E os professores podem projetar este aplicativo durante as aulas para testar o conhecimento de sua turma. Ele funciona em Celulares, Tables, Notebooks Computadores e pode ser baixado das lojas Apple Store e Google Store. Saiba mais sobre o aplicativo da OBA clicando aqui.

Para quem for participar do lançamento de foguetes, há também orientações e tutorial de como participar da Mobfog e como montar um foguete virtual.

Outras dúvidas podem ser esclarecidas no próximo sábado, 3 de outubro, durante uma live sobre OBA e Mobfog virtuais pelo site: www.youtube.com/obaoficial.

Premiação da OBA

Conforme o desempenho do aluno nas competições, ele poderá receber certificado, medalhas, vagas na jornada de foguetes, troféus e convite para participar de equipes internacionais. Além dos alunos, professores, diretores escolares e a escola participante da OBA recebem seus certificados.

OBA e Mobfog

A OBA é uma prova composta por 10 questões, sendo 7 de Astronomia e 3 de Astronáutica. Neste ano, por conta da suspensão das aulas presenciais devido à pandemia de coronavírus, ela será virtual e as respostas, em maior parte, será de múltipla escolha.

A Mobfog é o lançamento oblíquo de foguetes. Nesta edição, os lançamentos ocorrerão de forma presencial nas escolas que já tiverem retornado às atividades presenciais e virtual onde ainda estiver com ensino a distância.

Saiba mais no site da OBA: http://www.oba.org.br