Página inicial > Últimas Notícias > Faça inscrição na Olimpíada Brasileira de Física

Faça inscrição na Olimpíada Brasileira de Física

Todas as provas serão on-line nesta edição especial

• Publicado: Sexta, 02 de Outubro de 2020, 15h18
  • Última atualização em Sexta, 02 de Outubro de 2020, 15h18

Para prevenir a transmissão do coronavírus Sars-CoV-2, a Sociedade Brasileira de Física, por meio da Coordenação Nacional da Olimpíada Brasileira de Física (OBF), definiu que todas as etapas da OBF 2020 serão on-line. As escolas precisam fazer as inscrições até o dia 9 de outubro e os estudantes farão as provas da 1ª Fase no dia 17 de outubro, das 13h00 às 17h00.

Para a realização das provas, os estudantes inscritos precisarão de computador, conexão à internet, e-mail, leitor de PDF e capacidade de tirar fotos e/ou fotocópia no formato JPG ou PNG. Durante a prova, os participantes podem acessar apenas o site expressamente permitido pela OBF e o canal de comunicação para o esclarecimento exclusivo de dúvidas relacionadas aos procedimentos de aplicação da prova.

A OBF é uma competição composta de 3 fases e 3 níveis. Este ano, a primeira fase continua semelhante às dos outros anos, sendo uma prova composta de 20 questões de múltipla escolha contendo questões de quaisquer assuntos do programa referente ao nível da prova. A segunda fase e a terceira fase se agrupam em uma única prova, passam a ser uma Prova Especial Teórica das 2ª e 3ª fases, composta por 8 questões (que precisam de resolução com o passo a passo detalhado e respostas, respectivamente). Todas as questões são abertas e geralmente possuem mais de um assunto.

A Prova Especial Teórica passará por duas instâncias de avaliação. A primeira com ênfase nos resultados e uma segunda avaliação com mais ênfase no desenvolvimento do raciocínio de resolução. Esta segunda avaliação será considerada a nota teórica final da OBF.

A etapa final é uma Prova Experimental da 3ª Fase para os estudantes do 9º ano à 2ª série. Para participar desta etapa, é preciso retirar, nas escolas ou locais indicados pela coordenação estadual, os kits experimentais dentro do prazo que será estipulado.

O Nível 1 é destinado a alunos do 8° ano e do 9° ano do Ensino Fundamental, o Nível 2 é destinado a alunos do 1° ano e do 2° ano do Ensino Médio, enquanto o Nível 3 é destinado aos alunos do 3° ano do Ensino Médio e 4° do Ensino Técnico.

Aqui no Estado do Pará, a Coordenação da OBF fica a cargo do Departamento de Física da Universidade Federal do Pará, o professor João Furtado de Souza. Seu e-mail é furtado@ufpa.br e o telefone (91)3201-7416 .

Para o professor de Física no Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Parauapebas, Sebastião Rodrigues Moura, as olimpíadas são oportunidades muito importantes para os alunos testarem seus conhecimentos. Seu campus, no ano passado, conquistou na etapa regional um ouro, uma prata e dois bronzes na OBF, com Victoria Beatriz de França Freitas, Karina Seibert Teixeria, Anderson Silva de Miranda e Welizama da Silva Oliveira. “Mais do que uma seleção ou conquista de medalhas, a olimpíada agrega a capacidade de o aluno vir a desenvolver a sua autonomia na área, ampliar os conhecimentos científicos e engajar-se na (trans)formação de saberes. É um momento oportuno de o professor propiciar a cada estudante a potencialidade do seu conhecimento em Física”, ressalta.

Cronograma da OBF 2020:

Todas as provas ocorrerão em um sábado, no horário de 13h às 17h:

-Prova da 1ª Fase: 17 de outubro

-Prova Especial Teórica das 2ª e 3ª Fases: 28 de novembro

-Prova Experimental da 3ª Fase: 6 de fevereiro de 2021.

Saiba mais sobre a OBF 2020 - http://www.sbfisica.org.br/v1/olimpiada/2020/images/arquivos/obf_especial.pdf

Cronograma da OBF 2020 –

Link para inscrições na OFB 2020 – http://sec.sbfisica.org.br/olimpiadas/obf2020/forms/fase1/formi/