Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Breves ultrapassa meta nacional do Ideb 2019

IFPA Campus Breves ultrapassa meta nacional do Ideb 2019

• Publicado: Segunda, 28 de Setembro de 2020, 14h40
  • Última atualização em Terça, 29 de Setembro de 2020, 19h39

Na contramão da média nacional no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb), que atingiu apenas 4,2 diante da meta de 5,0, o IFPA Campus Breves obteve o índice de 5,1 em relação ao nível de qualidade do Ensino Médio, apresentando um resultado que destaca a instituição em âmbito estadual e nacional e ratifica a excelência na educação desenvolvida na e para a sociobiodiversidade do Marajó.

“O resultado consagra o esforço concentrado para a implantação do Ensino Médio integrado no Campus, no caso em questão, a primeira turma de técnico em Informática. Os estudantes contaram com a contribuição de uma capacitada equipe de docentes e técnico-administrativos, que revela a qualidade da educação no IFPA Campus Breves. Enfim, a dedicação dos estudantes foi recompensada. O IFPA faz jus à missão institucional de ofertar educação pública de qualidade aos marajoaras”, ressaltou o Prof. Dr. Mário Médice Barbosa, Diretor Geral do Campus.

O destaque, por outro lado, expõe as fragilidades e os desafios que a educação brasileira ainda precisa vencer para oferecer um ensino de qualidade a todos os cidadãos. Enquanto o IFPA Campus Breves obteve índice acima da média, o Pará se posicionou em segundo lugar entre os Estados com piores notas, ficando atrás apenas do Amapá.

Para Romildo Araújo, Chefe do Departamento de Ensino, Pesquisa, Pós-Graduação, Inovação e Extensão, “alinhado ao nosso capital humano temos uma infraestrutura de laboratórios e conectividade a disposição do estudante. O destaque fica por conta da inserção do aluno numa dinâmica de formação integral, envolvendo atividades de ensino, pesquisa e extensão, soma-se a isso a dedicação e comprometimento dos estudantes. Estamos deveras satisfeitos com o resultado e iremos continuar trabalhando com afinco para disponibilizar uma educação inclusiva e de qualidade, e consequentemente obtermos mais resultados notáveis como este. Parabéns para todos que fazem esse campus cada vez mais significativo para o Marajó”, destacou.

O Ideb, que teve o resultado divulgado em 15/9, apresenta em seus resultados dois conceitos importantes para a qualidade da educação: o fluxo escolar, que está relacionado ao número de estudantes que passam de ano, e as médias de desempenho nas avaliações por meio das notas em Português e Matemática no Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb).

Confira aqui o resultado do Campus no Ideb 2019: