Página inicial > Últimas Notícias > IFPA publica Relatório de Gestão do Exercício 2019

IFPA publica Relatório de Gestão do Exercício 2019

• Publicado: Quinta, 17 de Setembro de 2020, 22h12
  • Última atualização em Quinta, 17 de Setembro de 2020, 22h13

O Relatório de Gestão é uma das principais peças que compõem a prestação de contas do IFPA junto à sociedade e aos Órgãos de Controle. Sua estrutura básica é definida pelo Tribunal de Contas da União (TCU), em parceria com a Controladoria-Geral da União (CGU). Desde o exercício 2018, a estrutura dos relatórios de gestão dos órgãos da Administração Pública passou a seguir as diretrizes da Estrutura Internacional para Relato Integrado, emitida pelo International Integrated Reporting Council (Conselho Internacional para Relato Integrado, ou IIRC, na sigla em inglês). Esta nova estrutura propiciou um maior dinamismo, concisão e exatidão nas informações prestadas, deixando o conteúdo e formatação com uma visão menos tecnicista e passando a atender melhor às necessidades e anseios de informações por parte da sociedade por meio da priorização de temas, conforme a relevância e a materialidade.

Para se adequar a esta nova estrutura, o IFPA, por meio da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP), investiu na capacitação da Comissão Permanente de Prestação de Contas Anual (CPCA), realizando o curso de Elaboração de Relato Integrado e Infográficos, ministrada pelo Professor Dr. Nadson Alves, da faculdade de Ciências Contábeis da Universidade Federal do Pará (UFPA). Com os novos conhecimentos adquiridos, foi possível melhorar a orientação às Unidades Administrativas do IFPA, que engloba os Campi, as Pró-reitorias, Diretorias Sistêmicas e o Gabinete do Reitor, as quais elaboraram seus Relatório de Gestão individuais, sendo os mesmos consolidados pela PRODIN para elaboração do Relatório de Gestão do IFPA.

O Relatório de Gestão do exercício 2019 do IFPA foi aprovado na 67ª Reunião Ordinária do Conselho Superior (CONSUP), realizada no dia 27 de agosto de 2020, na qual foi destacado pelo relator, o Professor Raimundo Otoni Melo Figueiredo, a observância às diretrizes estabelecidas e os avanços obtidos na apresentação do conteúdo, utilizando uma linguagem mais objetiva e atrativa à sociedade.

Segundo o Pró-reitor da PRODIN, professor Raimundo Nonato Sanches de Souza, que coordena a CPCA, “Prestar contas deve ser um hábito dos gestores, dos servidores e dos órgãos públicos. Isso se chama transparência. Essa transparência é melhor ainda quando a linguagem utilizada é acessível aos seus leitores. O Relatório de Gestão do IFPA vem a cada ano modificando sua linguagem com o objetivo de melhorar a comunicação com os servidores e com a sociedade. Portanto, a prestação de contas não deve ser apenas para a leitura e análise dos técnicos do TCU, mas para que a sociedade em geral, de forma ágil e fácil, se aproprie das informações sobre a utilização dos recursos públicos”.

Para acessar o Relatório de Gestão do exercício 2019 do IFPA, assim como dos exercícios anteriores, acesse AQUI!