Página inicial > Últimas Notícias > Estudos sobre formação de professores vira e-book

Estudos sobre formação de professores vira e-book

Coletânea de artigos científicos sobre práxis docentes foi disponibilizada gratuitamente

• Publicado: Quarta, 17 de Junho de 2020, 19h23
  • Última atualização em Quarta, 17 de Junho de 2020, 19h25

“Conquistas, reflexões e desafios na formação continuada docente” é o primeiro volume da coletânea de artigos científicos organizado por professoras do Instituto Federal do Pará (IFPA), campus Santarém. O e-book foi publicado na sexta-feira, 12 de junho, pela Pantanal Editora - Nova Xavantina, MT. Voltado para alunos de licenciatura e pós-graduação, assim como professores que atuam nos mais diversos níveis de ensino, o produto busca contribuir com as pesquisas e reflexões sobre a docência.

Desde a escolha do título do e-book, as organizadoras deixam evidente a importância da formação continuada de professores na educação brasileira. Os autores selecionados trazem temas tangenciais, tais como, a docência na América Latina sob o olhar da descolonização. O estudo da formação de docentes com foco no desenvolvimento humano. Receptividade às iniciativas de formação continuada. Resgate dos aspectos de formação para o ensino e práticas de oralidade da Língua Inglesa no ensino fundamental. Introdução à Linguística, leitura e materialidade discursiva. Compreensão e memórias dos estudantes sobre avaliação da aprendizagem. Os desafios e anseios que profissionais enfrentam no contexto da educação superior quanto à utilização de tecnologias educacionais assistivas. A surdez como deficiência e diferença linguística. A relevância do professor autoconhecer-se e analisar sua prática educativa, para melhorar suas ações e metodologias nos contextos escolares.

A organização da obra ficou por conta das Mestres Dayse Rodrigues dos Santos e Nila Luciana Vilhena Madureira que atuam nos cursos de pós-graduação do IFPA, campus Satarém. Madureira explica que a obra serve como referencial teórico para os cursos de especialização, os quais se propõem a contribuir com o processo de formação continuada de professores que atuam no Oeste do Pará. Esclarece ainda que a publicação contribui para a elevação do conceito do Instituto junto à Capes no que se refere a produção acadêmica do quadro docente.

“Um dos aspectos que eu considero relevante na obra, refere-se a práxis educativa, uma vez que os artigos evidenciam a relação entre a teoria e a prática, o que consequentemente interfere sobre a realidade concreta das escolas públicas. Que no meu entendimento enquanto professora e formadora de futuros profissionais docentes julgo ser importante. Nesse sentido eu percebo, também a necessidade de que as escolas, assim como as instituições de ensino fomentem os estudos  que retratem a  aproximação entre os debates que ocorrem no campo teórico, articulados às peculiaridades, necessidades e as identidades que cada espaço requer e possui. Daí a importância de socialização de estudos na área da educação, pois eles subsidiam e orientam o aperfeiçoamento do nosso trabalho docente”, conclui Madureira.

Rodrigues é membro permanente do Grupo de Pesquisa em Educação do IFPA e Grupo de Pesquisa Centro de Estudos em Linguística Aplicada e Educação de Professores de Inglês como Língua Estrangeira (CELEPI). Atua na área de Letras, com ênfase em Língua Inglesa. Coordena o Grupo de Estudos de Gêneros digitais no ensino médio e Proeja. Madureira atua como Chefe do Setor de Ensino e Políticas Educacionais - SEPE. Atua nos Cursos de Licenciatura vinculados ao PARFOR/ IFPA. Além desta obra, as duas já estão trabalhando na organização do Volume II do e-book.

Acesse e leia o e-book