Página inicial > Últimas Notícias > IFPA recebe Certificado de Organização Qualificada junto ao Sistema RNP

IFPA recebe Certificado de Organização Qualificada junto ao Sistema RNP

• Publicado: Quarta, 04 de Março de 2020, 13h49
  • Última atualização em Quarta, 04 de Março de 2020, 22h21

O Instituto Federal do Pará (IFPA) acaba receber o Certificado de Organização Qualificada ao Sistema da Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP), que é responsável pelo desenvolvimento, oferta e uso de serviços e facilidades para atender as necessidades das pesquisas, educação e inovação no Brasil. De posse desse Certificado, o IFPA está habilitado a usar todos os serviços disponibilizados pela RNP, otimizando o desenvolvimento de atividades desempenhadas por professores, alunos e técnicos administrativos da Instituição.

Os serviços disponibilizados pela RNP têm o objetivo de facilitar e promover a comunicação, a colaboração a distância e a disseminação de conhecimento na comunidade de ensino e pesquisa brasileira. Eles são concebidos a partir da análise de cenários e tendências junto a parceiros como a academia, o setor empresarial e as principais redes de ensino e pesquisa mundiais.

Para aderir aos serviços avançados da RNP, as instituições devem manifestar interesse e possuir a infraestrutura e os recursos técnicos exigidos no momento da adesão. O IFPA deu entrada no processo de credenciamento, manifestando esse interesse, e, após três anos se qualificando, recebeu a certificação. Dessa forma, docentes, pesquisadores e servidores administrativos podem solicitar o uso dos serviços avançados da RNP para fins acadêmicos e de pesquisa.

“Esses serviços foram testados e já estão disponíveis para professores e gestores da instituição e administrativos também, e numa segunda etapa serão disponibilizados serviços para os alunos. Os serviços irão beneficiar toda a comunidade do IFPA, desde alunos, professores, gestores e setores administrativos da instituição. Alguns desses serviços já estão sendo bastante utilizados”, conta Paulo Henrique Bezerra, Diretor de Tecnologia da Informação do IFPA e membro titular no Comitê de Usuários da RNP.

Todos os serviços da RNP foram testados e estão qualificados para uso no IFPA, no entanto, nem todos estão sendo utilizados ainda. Para aderir a um serviço, basta ter a estrutura e os recursos necessários para executá-lo. “A importância de aderir a esses serviços é que passamos a ter um controle das mídias de ensino, pesquisa e projeto de extensão, tudo numa rede acadêmica, então a gente passa a ter um histórico de todo o material produzido institucional num local disponível para isso", explica Paulo Henrique.

RNP

A Rede Nacional de Ensino e Pesquisa (RNP) é uma Organização Social de alcance nacional para educação superior, pesquisa e inovação, criada em 1989, pelo então Ministério da Ciência e Tecnologia (MCT), com o objetivo de construir uma infraestrutura nacional de rede de internet de âmbito acadêmico. Em 1992, ajudou a trazer a internet para o Brasil e continua a promover o uso inovador de Tecnologias da Informação e Comunicação, a fim de impulsionar a ciência e a educação para todos.