Página inicial > Últimas Notícias > IFPA Campus Paragominas abre 30 vagas no curso Técnico em Instrumento Musical

IFPA Campus Paragominas abre 30 vagas no curso Técnico em Instrumento Musical

As inscrições são gratuitas, on-line e iniciam nesta sexta-feira (31)

• Publicado: Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 08h46
  • Última atualização em Sexta, 31 de Janeiro de 2020, 08h52

Estão abertas as inscrições do Processo Seletivo para o curso técnico em Instrumento Musical do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Paragominas. O curso está previsto para iniciar no 1º semestre do ano letivo de 2020. Todas as regras estão no Edital Nº 1/2020 publicado no Diário Oficial nesta quinta-feira, 30 de janeiro. São 30 vagas, sendo 50% reservadas a candidatos (as) egressos (as) de escola pública que constituem o sistema de cotas.

A inscrição é on-line, gratuita e pode ser efetuada no período de 31 de janeiro a 18 de fevereiro por meio da página do prosel . O candidato precisará informar o Cadastro de Pessoa Física (CPF) próprio ou provisório e o Registro Geral (RG) ou documento semelhante. Será possível escolher apenas uma opção de Curso/Instrumento Musical e modalidade de concorrência: flauta transversal, clarinete, sax, trompete, trombone, trompa,  bombardino, tuba e percussão.

A seleção consiste em duas etapas, exame de aptidão musical e entrevista, que serão realizadas dia 1º de março, às 8h 30min, no próprio Campus Paragominas. O Exame de Aptidão Musical será aplicado individualmente, com duração de 10 minutos. O Exame e entrevista ocorrem nas dependências do IFPA – Campus Paragominas, localizado  na Avenida  dos  Cedros  S/N,  Residencial  Cidade  Jardim.  Bairro Buriti.  CEP: 68.625-000, Paragominas-PA.

De acordo com o edital, os instrumentos e/ou materiais necessários à realização do exame serão  de  responsabilidade dos(as) candidatos(as), exceto a tuba, caixa clara e a bateria completa.

É de responsabilidade dos candidatos ler, atentamente, o edital e acompanhar as informações sobre inscrição, seleção, resultado e matrícula que serão publicadas no endereço: https://prosel.ifpa.edu.br/   e www.paragominas.ifpa.edu.br, e nos quadros de avisos dispostos no Campus.

Saiba mais sobre o Curso Técnico em Instrumento Musical

O Curso Técnico em Instrumento Musical é um curso regular, de nível médio, profissional, na modalidade subseqüente,  com duração prevista de um ano e meio, voltado para  alunos que concluíram o Ensino Médio. Tem duração prevista de 3  (três)  a  4 (quatro) semestres ou 1 (um) ano e meio a 2 (dois) anos.  Formar profissionais de nível técnico qualificados  para  atuar  no  campo  musical  com  criatividade, inovação e capacidade para participar de distintas dimensões do fazer artístico e cultural, realizando atividades  de  performance  instrumental,  em  grupo  ou  como  solista,  em  concertos,  recitais,  shows, eventos, programas de rádio e televisão e gravações. Foi planejado para os profissionais instrumentistas aperfeiçoarem  as  qualidades  técnicas  de  execução  e  interpretação, desenvolverem a leitura  à  primeira  vista, realizar estudos  de  improvisação  musical  como  prática  de  investigação  e composição, desenvolverem  fundamentos  de  percepção  musical  considerando  elementos  rítmicos, melódicos e harmônicos da música.