Página inicial > Últimas Notícias > Bibliotecários do IFPA passam por formação na Reitoria

Bibliotecários do IFPA passam por formação na Reitoria

• Publicado: Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 14h36
  • Última atualização em Quarta, 11 de Dezembro de 2019, 14h36

Bibliotecários de vários campi do Instituto Federal do Pará (IFPA) estiveram presentes na Reitoria para a I Jornada de Formação Continuada de Bibliotecários (as) do IFPA. Com o tema “O papel das tecnologias de informação no sistema integrado de biblioteca do IFPA”, o evento realizou uma programação de três dias com palestra, curso, oficina e reunião. O objetivo era promover a participação e formação continuada com debates e reflexões sobre as tecnologias de informação para fortalecimento do Sistema Integrado de Bibliotecas (SIB).

“Minha expectativa é que vocês aproveitem bastante esse momento, que a gente possa fortalecer as ações e com esse espírito de colaboração, de enfrentamento das dificuldades, a gente avance um pouco mais, pois já melhoramos muitas coisas mas ainda temos muito a avançar”, disse a Pró-Reitora de Ensino, Elinilze Teodoro, durante a mesa de abertura do evento, que também contou com a presença da Coordenadora do Comitê Gestor do SIB, Luana Pereira.

Após a mesa de abertura, o professor Lucivaldo Barros, da Universidade Federal do Pará (UFPA), ministrou a palestra “Da sociedade de papel para a sociedade digital: o uso de ferramentas tecnológicas no campo da pesquisa da informação nas bibliotecas”. O professor destacou que a sociedade de mudança sempre será um desafio e é preciso estar preparado. A palestra abordou temas como Inteligência Coletiva e Sociedade Digital à luz de autores como Bauman, Levy, Galbraith e Castells.

Ainda pela manhã, houve o momento “Diálogos com a Reitoria e Comitê Gestor do SIB”, em que foram apresentadas as ações das bibliotecas em vários campi. Logo após, houve um espaço para debates que contou com a participação do Reitor do IFPA, Claudio Alex da Rocha. “É muito bom termos momentos como esse, a gente poder discutir e até ressignificar a nossa atuação, o nosso trabalho, pois sem dúvida alguma a gente tem sido, em razão do avanço tecnológico, movido de forma imperativa nesse sentido de rever todas as nossas práticas”, afirmou o Reitor.

O restante da programação foi dedicado à formação dos servidores. Os bibliotecários presentes participaram do curso “Registro Bibliográfico no Formato MARC21”, ministrado pela bibliotecária Nelma Maia, Coordenadora do Processamento da Informação da Biblioteca Central da UFPA. O MARC21 é um conjunto de padrões para identificação, armazenamento e comunicação da informação de catalogação. “Marc21 é a catalogação compartilhada, ela ajuda a gente a alimentar o nosso sistema na parte de catalogação. É de grande importância aprender sobre isso, que é a base do nosso estudo, sem o MARC21 a gente não consegue alimentar o nosso sistema”, explica a bibliotecária do Campus Castanhal, Suzana Cezar.

Os três dias de evento ainda proporcionaram o Webinar “Biblioteca 2.0 + Web 3.0 = Biblioteca 3.0” com a professora Cássia Furtado da Universidade Federal do Maranhão (UFMA) e a Oficina “Repositório Institucional”, com a bibliotecária Nilzete Gomes, Gerente do repositório Institucional da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA). A programação encerrou com uma reunião dos bibliotecários para planejamento das ações de 2020. “A gente estava muito disperso, são bibliotecas dos interiores mais distantes e há necessidade da gente corrigir algumas coisas no nosso sistema, porque entraram novos bibliotecários e eles não passaram por um treinamento e isso estava dificultando a alimentação do sistema, então nós sugerimos esse treinamento pra ver quais são as dúvidas daqueles que entraram agora e não conheciam o sistema”, conta Suzana Cezar.

O Sistema Integrado de Bibliotecas do IFPA foi instituído em 2018 e tem a finalidade de promover o desenvolvimento das diretrizes comuns para as bibliotecas do Instituto, proporcionando os meios de compartilhamento de produtos e serviços. Essa foi a primeira edição da Jornada de Formação Continuada de Bibliotecários, a intenção é que o evento seja realizado periodicamente.

Texto: Lívea Colares | ASCOM IFPA Reitoria