Página inicial > Últimas Notícias > Curso do IFPA é destaque no Enade

Curso do IFPA é destaque no Enade

Nota dos alunos de Gestão Pública colocou o curso do Campus Belém em 3º lugar entre as instituições públicas, em 2º entre as instituições federais, em 1º na região norte e em 1º entre os institutos federais de todo o Brasil.

• Publicado: Segunda, 07 de Outubro de 2019, 19h00
  • Última atualização em Terça, 08 de Outubro de 2019, 14h39

O Curso de Tecnologia em Gestão Pública ofertado pelo Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará, Campus Belém, foi destaque no Exame Nacional de Desempenho do Estudante (Enade) 2018.  Foi o único curso do IFPA avaliado neste ano e conquistou o conceito 4, na faixa. O Enade mede os conhecimentos de alunos prestes a se formar em cursos de graduação e tecnologia. Os resultados dessa edição do exame foram divulgados nesta sexta-feira, 4 de outubro, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), autarquia do Ministério da Educação (MEC).

De acordo com o Diretor de Avaliação Institucional, membro da Pró-reitoria de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (Prodin), Tiago de Oliveira Vieira, comparando o Conceito Enade Contínuo dos cursos de Gestão Pública do país inteiro, que são 80 ao todo, o curso do Campus Belém ficou em 8º lugar no ranking geral, em 3º entre as instituições públicas de ensino, em 2º entre as instituições federais, em 1º entre os institutos federais e o 1º na Região Norte. O Conceito Enade Contínuo do curso é 3,7608 e a Faixa é 4.

O questionário respondido pelos estudantes traça o perfil socioeconômico dos participantes do Enade e os resultados de indicadores de qualidade da educação superior: o Conceito Enade e o Indicador de Diferença entre os Desempenhos Observado e Esperado (IDD). O IDD mensura o valor agregado pelo curso de graduação aos conhecimentos do estudante concluinte, tomando com base os resultados do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) e do Enade.

Considerando o IDD dos cursos de Gestão Pública do país inteiro, o Campus Belém ficou em 16º no geral, o 3º entre as instituições públicas, o 2º entre as instituições federais, 1º entre os institutos federais e em 1º na região norte. O IDD Contínuo é 2,7377 e na Faixa é 3.

Enade – implantado em 2004, o Enade corresponde a cada ano a uma etapa do ciclo avaliativo, que fecha em três anos. O exame avalia o desempenho dos concluintes dos cursos de graduação em relação aos conteúdos propostos e às habilidades e competências desenvolvidas pelo estudante durante sua formação. Fazer o exame e responder ao Questionário do Estudante são etapas obrigatórias para quem pretende colar grau.

Em 2018, dos cursos ofertados pelo IFPA, somente o curso de Gestão Pública fazia parte do Ciclo Avaliativo do Inep. No Enade 2019, foi a vez dos cursos avaliados em 2016 voltarem a ser analisados pelo Inep, o que inclui engenharias, ciências da saúde e ciências agrárias.

Metodologia - o Conceito Enade é o indicador obtido a partir das notas dos estudantes na prova do Enade, que é composta por uma parte de formação geral e outra parte de componentes específicos do curso.

A parte referente ao componente específico, composta por 30 questões, contribui com 75% da nota final, enquanto a referente à formação geral, composta por 10 questões, contribui com os outros 25%. A nota final é apresentada em um conceito, que corresponde a uma faixa com nota de corte. Os conceitos variam de 1 a 5.

Além do Conceito Enade, o exame gera o Conceito Preliminar de Curso (CIC), em que se avalia o ambiente pedagógico de cada curso de graduação; gera o Índice Geral de Cursos (IGC), que avalia todos os cursos (graduação e pós-graduação) da instituição de ensino e é divulgado a cada fechamento de ciclo do Enade.

Resultados – no portal do Inep em Relatórios Síntese de Área e Relatórios de Curso e de Instituição de Ensino Superior estão os levantamentos realizados em 2018. O Boletim do Estudante está liberado no Sistema Enade, com acesso exclusivo ao participante. Confira: http://bit.ly/Enade-GestãoPública-2018

Assunto(s): enade 2018