Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Atleta do IFPA representa Brasil em competição internacional de judô
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Atleta do IFPA representa Brasil em competição internacional de judô

  • Publicado: Quinta, 13 de Junho de 2019, 15h27
  • Última atualização em Quinta, 13 de Junho de 2019, 19h29
imagem sem descrição.

 

 

O atleta Rafael Ribeiro, da equipe de Judô do Instituto Federal do Pará (IFPA) está embarcando para o Equador, para participar do Open Panamericano de Judô 2019, que reúne os melhores judocas do continente. A competição será realizada entre os dias 14 e 16 de junho, na cidade de Quito, capital nomeada como patrimônio cultural da humanidade, pela Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco).

O atleta do IFPA recebeu o convite em abril, pois atende aos critérios pré-estabelecidos na competição, apresenta bons resultados em competições nacionais, foi 5° colocado na última seletiva olímpica e está entre os dez primeiros no Ranking Nacional. Essas condições permitem que ele lute em campeonatos como o Open e o Grand Prix, etapas do circuito internacional da Federação Internacional de Judô (FIJ).

Rafael Ribeiro é o único atleta paraense a representar o Brasil nessa competição. Desde os oito anos de idade, ele faz parte do Projeto “Judô e Jiu-Jitsu: Novos talentos e Inclusão Social”, realizado no Campus Belém, sob a coordenação do professor de Educação Física, Alam Saraiva. “Essa será a quinta vez que o atleta Rafael irá participar pela seleção brasileira. Sinto orgulho e satisfação de termos um atleta Sênior e do IFPA em uma competição de alto nível, pois muitos ficam pelo caminho, devido às inúmeras dificuldades”, conta o professor.

Para Rafael Ribeiro, é uma honra chegar a uma competição internacional, visto que a região norte apresenta muitas limitações aos atletas. “Tenho 19 anos de judô e nunca vi nenhum outro atleta paraense na seleção brasileira sênior, a categoria mais difícil de se conquistar resultados no alto rendimento, por isso me sinto muito feliz e honrado em ser o único paraense a conquistar esse espaço e ao mesmo tempo desejo um olhar diferente da federação para o alto rendimento. É muito difícil, principalmente para nós paraenses e do norte/nordeste em geral, não temos nenhum apoio e o reconhecimento do nosso esforço e dos nossos resultados seria o mínimo”, defende Rafael.

Apesar das dificuldades, Rafael Ribeiro está confiante na vitória. “Acredito muito nessa medalha, estou treinando duas ou três vezes por dia, chegando ao meu limite em cada atividade proposta pelos meus treinadores. Tenho uma equipe muito qualificada e acredito muito no treinamento que planejamos. Meu técnico tem Pós-Doutorado em Educação Física, morou na Europa e esteve em várias competições internacionais. Acho que estamos colocando todo conhecimento e experiência nesse meu período de preparação e me sinto cada vez melhor a cada dia que passa”, conta o atleta.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página