Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Estudantes de Graduação, preparem-se para o Enade
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudantes de Graduação, preparem-se para o Enade

 

Cinco cursos de graduação ofertados por quatro campi do IFPA serão avaliados nesta edição 2019 do Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade).

 

  • Publicado: Segunda, 10 de Junho de 2019, 21h18
  • Última atualização em Quarta, 12 de Junho de 2019, 16h36
imagem sem descrição.

 

 

O Exame Nacional de Desempenho de Estudantes (Enade) foi criado para aferir o desempenho dos cursos de graduação em relação às habilidades e às competências adquiridas pelos estudantes em sua formação, a partir dos conteúdos previstos nas respectivas Diretrizes Curriculares Nacionais, no Catálogo Nacional de Cursos Superiores de Tecnologia e em normas associadas, bem como na legislação de regulamentação do exercício profissional vigente. Este ano, em todo país, o Enade ocorre no dia 24 de novembro.

A prova do Enade 2019 é composta por dez questões de formação geral, sendo duas  discursivas  e  oito  de  múltipla  escolha;  e,  componente específico, com 30  questões,  sendo  três  discursivas  e  27  de  múltipla  escolha,  envolvendo  situações-problema  e  estudos  de  caso  em ambos  os  componentes.

Cada estudante precisa conhecer o conteúdo que será cobrado na prova do Enade para a avaliação de seu curso. A lista completa foi disponibilizada pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), nas Diretrizes Curriculares. ( Diretrizes de Prova Enade 2019)

 

Cursos avaliados pelo Enade 2019

O Inep, de acordo com a Portaria Nº 828, irá avaliar 29 cursos neste Enade 2019: ( Portaria 828 2019 MEC Regulamento do Enade 2019)

 

- 23 cursos das áreas relativas ao grau de bacharel: Agronomia, Arquitetura e  Urbanismo;  Biomedicina,  Educação  Física, Enfermagem, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil,   Engenharia  de  Alimentos, Engenharia  de  Computação, Engenharia  de  Produção, Engenharia  de  Controle  e  Automação, Engenharia  Elétrica, Engenharia  Florestal, Engenharia  Mecânica, Engenharia  Química, Farmácia, Fisioterapia, Fonoaudiologia, Medicina, Medicina  Veterinária, Nutrição,   Odontologia, Zootecnia.

- Seis cursos das áreas relativas ao grau de tecnólogo: Tecnologia em Agronegócio, Tecnologia em Estética e Cosmética, Tecnologia em Gestão Ambiental, Tecnologia em Gestão Hospitalar, Tecnologia em Radiologia, Tecnologia em Segurança no Trabalho.

Da lista de cursos a serem avaliados pelo Inep, o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) oferta Agronomia, Engenharia Ambiental, Engenharia Civil, Engenharia de Alimentos e Engenharia de Controle e Automação. “Também estão habilitados ao Enade os cursos em tecnologia Gestão Ambiental e Gestão Hospitalar. Temos cursos habilitados ao Enade nos campi Belém, Bragança, Castanhal, Conceição do Araguaia, Tucuruí, Santarém e Marabá Industrial”, informa o Chefe do Departamento de Ensino Superior, José Edivaldo Moura da Silva.

Cronograma do Enade 2019 (Edital 43 2019 ENADE 2019)

Participar do Enade é obrigatório e cabe ao Coordenador do Curso efetuar a inscrição dos estudantes ingressantes e concluintes habilitados. O período das inscrições é do dia 1º de julho a 11 de agosto. Cabe aos estudantes concluintes preencherem no site do Enade, a partir de 1º de junho até 21 de novembro, o Cadastro de informações pessoais; no período de 2 a 13 de setembro devem solicitar atendimento especializado, específico e/ou pelo nome social; entre 2 de setembro a 21 de novembro, precisam efetuar o preenchimento do Questionário do Estudante. O Inep divulgará os locais de prova no Sistema Enade no dia 8 de novembro e aplicará a prova no dia 24 de novembro em todo o país.

Edivaldo explica que o Enade é componente obrigatório curricular por força de lei, portanto o aluno não pode colar grau sem ter feio o exame. “Deve ser inscritos no Enade os ingressantes e os concluintes dos cursos listados pelo Inep. É considerado concluinte do curso de graduação o aluno que já integralizou até 80% da grade curricular do curso ou tem previsão de se formar até junho de 2020. No caso dos cursos de tecnologia, é considerado concluinte o aluno que integralizou até 75% da grade curricular ou tem previsão de se formar até dezembro de 2019. É importante que os alunos e coordenadores de curso leiam o Edital 43 para saberem o cronograma do exame, leiam as Diretrizes para saber o conteúdo específico de cada curso, preencham todos os questionários e formulários no site do Enade. Cabe ao aluno fazer o cadastro complementar no site e a prova. O Coordenador de Curso deve acompanhar as inscrições dos estudantes e auxiliá-los no que for preciso”, conclui.

 

Importância do Enade

Os resultados do Enade, juntamente com as respostas do Questionário do Estudante, constituem a base de cálculo dos indicadores de qualidade da educação superior: Conceito Enade, Conceito Preliminar de Curso (CPC) e Índice Geral de Cursos Avaliados da Instituição (IGC). A soma destes indicadores define a métrica sobre a qualidade dos cursos e das instituições do país. Fatores que tornam esta prova fundamental para a Educação Superior, servem de parâmetro para o desenvolvimento de políticas públicas e de informação para a sociedade avaliar a qualidade de um curso e instituição.

“Todo curso precisa ter uma Comissão de Trabalho Enade, responsável pela elaboração e execução do Plano de Trabalho Enade, que prevê as ações a serem desenvolvidas referentes aos processos avaliativos do curso, como é o caso do Enade, que tem uma importância gigantesca. Essas ações devem induzir a uma prática permanente de auto-avaliação e planejamento a partir dos resultados. Essa comissão planeja e executa ações de acompanhamento de avaliação ao longo do curso. Deve sensibilizar estudantes e doentes, propor revisão do percurso formativo e do projeto pedagógico do curso, sempre revendo os resultados. O resultado do Enade 2017 foi importante, pois todos os 14 cursos avaliados ficaram com CPC 3 e o IGC da instituição cresceu bastante em função das melhorias”, garante Edivaldo.

Estudantes e coordenadores dos cursos devem acompanhar tudo sobre o Enade 2019 por meio do Sistema Enade.

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página