Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove segunda edição do Encontro de Esporte e Lazer

IFPA promove segunda edição do Encontro de Esporte e Lazer

• Publicado: Sexta, 15 de Março de 2019, 17h32
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2019, 17h32

Incentivar o debate colaborativo entre os atores das políticas públicas no esporte e no lazer, esse é o principal objetivo do Encontro de Esporte e Lazer (Enel) do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA). Em sua segunda edição, o evento acontece nos dias 21 e 22 de março, no Campus Castanhal, com o tema “Estratégias de Gestão no Esporte e Lazer no IFPA”. O Encontro é promovido pela Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) e visa também valorizar as ações exitosas de esporte e lazer que se expressam no Instituto.

Com a proposta de debater as intervenções em diversos espaços do IFPA, tanto dentro dos muros como para além deles, o Enel traz uma programação de dois dias, composta por mesas-redondas, palestras e grupos de trabalho. “O encontro tem como objetivo essa troca de informações, esse momento em que nós possamos discutir as políticas de esporte e lazer dentro do Instituto e, pra isso, nós estamos trazendo palestrantes que vem dar a sua visão da rede federal, dos ifs, do esporte e lazer no estado do Pará”, explica a Coordenadora de Arte, Cultura e Desporto, Andrea Azevedo.

O primeiro dia de Encontro terá início com a palestra “Gestão Esportiva na Rede IF e busca de parcerias”, ministrada pelo Professor Emmanuel, Coordenador do Curso de Gestão Esportiva do Instituto Federal de do Ceará (IFCE). Pela parte da tarde, haverá a mesa redonda “Políticas Públicas para o esporte e lazer: papel das instituições esportivas regionais”, que vai contar com a presença da Coordenadora de Projetos e Programas do Núcleo de Esporte e Lazer da Secretaria de Educação (Nel-Seduc), Ana Cláudia Neves, da Coordenadora Geral do Projeto Segundo Tempo, Programa Esporte nas Forças, Patrícia de Araújo e do Professor Emmanuel, do IFCE.

Tanto a palestra quanto a mesa redonda são abertas ao público externo, como conta a Coordenadora Andrea Azevedo: “A extensão é para além dos muros do Instituto, então nós temos que entender que essa comunidade tem que ter uma visão do que é o Instituto, que é um fomentador de produção acadêmica, mas também de projetos executáveis nessa área. Pensamos numa palestra em que vem o professor falando sobre a gestão e as suas novas linhas de ações, eu venho dando um panorama geral das ações de extensão dentro do Instituto Federal e haverá uma mesa redonda, à tarde, sobre esse aspecto, a visão da gestão em cada instância governamental”.

O segundo dia de programação abre espaço para relatos dos projetos de extensão no ano de 2018 e das atividades desempenhadas pelos 11 Núcleos de Esporte e Lazer vigentes no estado. Além disso, também haverá Grupos de Trabalho para planejamento e deliberações para 2019 e para discutir sobre o regulamento e a organização dos Jogos dos Institutos Federais. “Para os nossos servidores e professores de educação física, os relatos orais do segundo dia, em que cada professor apresentará os seus projetos pra comunidade, serão um momento para colher algumas informações, trocar ideias e apresentar o seu trabalho no campus. Isso é mais um passo de gestão pra enriquecer essa área”, afirma Andrea Azevedo.

Para fazer sua inscrição, basta acessar o link: http://bit.ly/InscricaoEnel

Para ver a programação completa:  PROGRAMAÇÃO