Página inicial > Últimas Notícias > Anterioridade de Patentes é tema de oficina oferecida pelo IFPA

Anterioridade de Patentes é tema de oficina oferecida pelo IFPA

• Publicado: Segunda, 11 de Março de 2019, 16h32
  • Última atualização em Segunda, 11 de Março de 2019, 16h32

Professores, alunos e técnicos administrativos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) já podem se inscrever para a Oficina de Busca de Anterioridade de Patentes. Promovida pela Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg), a Oficina será realizada nos dias 28 e 29 de março, das 9h às 12h, na modalidade de Ensino a Distância (EAD). As inscrições podem ser feitas através do link https://goo.gl/forms/2K8qIccFgePBz6dK2.

Com a Oficina, docentes, discentes e técnicos administrativos que pretendem patentear sua invenção vão ter subsídios sobre a verificação do estado da técnica de um produto ou processo, através de pesquisa em bases de dados nacionais e internacionais. A oficina visa demonstrar a importância da busca de anterioridade antes de depositar um pedido de patente, de forma a tentar minimizar as chances de indeferimento do processo.

Conhecer o sistema de patentes e todos os direitos relacionados à exploração do desenvolvimento permite que o detentor tenha um diferencial competitivo diante de seus concorrentes. Além disso, esse conhecimento possibilita ao inventor mensurar a potencialidade de um desenvolvimento vir a se tornar uma patente ou não.

Devido à dispersão geográfica dos Campi do IFPA, as aulas da oficina serão realizadas em um ambiente virtual de aprendizagem, visando garantir o acesso ao máximo de servidores e estudantes. Será disponibilizado aos alunos o material didático específico sobre o assunto abordado, o espaço online também servirá para troca de conhecimentos entre o grupo por meio de chat, onde o tutor e os colegas vão poder trocar informações sobre o tema abordado. O acesso ao ambiente virtual ocorrerá através de link que será encaminhado no dia 27 de março ao e-mail cadastrado no ato da inscrição. Sendo o ambiente virtual aberto às 8h30 do dia 28 de março.

O certificado totalizará carga horária de 6 horas, sendo que os docentes poderão declará-lo no Relatório de Atividades Docente (RAD), citando o art. 15 da Resolução 194/2018, inciso V e combinado com o Apêndice H, da Instrução normativa 01/2018. Para mais informações, ligue para (91) 99385-4788 ou envie um e-mail para Este endereço de email está sendo protegido de spambots. Você precisa do JavaScript ativado para vê-lo..