Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Encceja tem calendário confirmado
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Encceja tem calendário confirmado

  • Publicado: Sexta, 08 de Março de 2019, 19h30
  • Última atualização em Sexta, 08 de Março de 2019, 19h30
imagem sem descrição.

 

 

O interessado em obter o certificado do ensino fundamental ou do ensino médio, por meio do Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja), organizado também pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), devem anotar que o período de inscrição será de 20 a 31 de maio.

O edital está previsto para abril. As provas do Encceja serão aplicadas em 4 de agosto. O cronograma das aplicações no exterior e para pessoas privadas de liberdade serão divulgadas posteriormente. Quem se inscreveu para o Encceja 2018, não compareceu e quiser participar em 2019 terá que justificar ausência entre 15 e 24 de abril, anexando documentos que comprovem motivo justo.

Encceja

O Encceja é uma prova para quem não concluiu seus estudos. A inscrição é gratuita, mas para participar é preciso ter uma idade mínima exigida para cada nível. Para obter a Certificação de Conclusão do Ensino Fundamental é preciso ter 15 anos completos até a data de realização do exame. Quem deseja a Certificação de Conclusão do Ensino Médio deve ter mais de 18 anos.

De acordo com o MEC as notas individuais do Encceja permitem, caso o participante consiga a nota mínima exigida nas quatro provas objetivas e na redação, a emissão da Certificação de Conclusão de Ensino Fundamental ou do Ensino Médio; e a Declaração Parcial de Proficiência, para o participante que conseguir a nota mínima exigida em uma das quatro provas, ou em mais de uma, mas não em todas.

Será certificado o participante que atingir o mínimo de 100 pontos em cada uma das áreas de conhecimento do Encceja e atingir, adicionalmente, no caso de língua portuguesa, língua estrangeira moderna, artes e educação física no ensino fundamental; e de linguagens e códigos e suas tecnologias no ensino médio, proficiência de pelo menos cinco pontos na prova de redação.

No portal do Inep, os participantes do Encceja podem acessar os cadernos de questões de todas as áreas do conhecimento da última edição do Encceja, juntamente com os gabaritos. Consultá-los é uma forma de se preparar para o Exame e conhecer a prova. O Encceja é composto por quatro provas objetivas, com 30 questões cada, e uma redação.

Cronograma do Encceja 2019

Inscrição: 20 a 31 de maio

Provas: 4 de agosto

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página