Página inicial > Últimas Notícias > Professor do IFPA participa de palestra na UFRA sobre Tecnologias Alternativas

Professor do IFPA participa de palestra na UFRA sobre Tecnologias Alternativas

• Publicado: Terça, 24 de Abril de 2018, 16h30
  • Última atualização em Terça, 24 de Abril de 2018, 16h32

O Auditório da Universidade Federal Rural da Amazônia (UFRA), Campus Capitão Poço, foi o local de realização de uma Palestra sobre Tecnologias Alternativas. O evento contou com a participação dos professores Denis Domingues, Coordenador de Projetos da Conservation Internacional e de Cristovam Diniz, Coordenador do Curso de Ciências Biológicas do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA), Campus Bragança. Os palestrantes abordaram temas da atualidade, no que diz respeito a Bioconstruções e Aquaponia.

O Professor Cristovam tratou do tema Aquaponia, dando ênfase na ideia estrutural da construção de tanques e sua impermeabilização, aproveitando assim, ao máximo, os recursos hídricos oferecidos pelo meio. Cristovam também apresentou modelos próprios na construção de tanques, a fim de potencializar a produção de pescado, o modelo faz com que os peixes gastem mais energia, deslocando-os às bordas do tanque e aumentando o interesse na reprodução natural e crescimento potencial da espécie cultivada.

O tema Bioconstruções foi apresentado pelo Professor Denis, que demonstrou, através de exemplos, como utilizar meios sustentáveis e de baixo custo para atingir os objetivos desejados, seguindo os seguintes parâmetros: a utilização de recursos naturais locais, materiais que possam ser reutilizados ou reciclados e a associação da ideia de autoconstrução, aquela em que o proprietário participa ativamente da obra em questão.

A discente de Biologia, Dávila Karoline, ressaltou a importância da palestra para os alunos. Segundo a aluna, o evento dinamiza o aprendizado fora de sala de aula e expande o conhecimento para outras áreas, incentivando novas ideais dentro do curso, além de trazer conhecimentos práticos para os discentes.

O Professor Davidson Sodré, Coordenador do Curso de Bacharelado em Ciências Biológicas da UFRA, Campus Capitão Poço, explicou a relevância da palestra. “Eventos como esse permitem que o estudante do Curso de Biologia da UFRA tenha contato com pesquisas e pesquisadores de outras instituições. Propicia também a criação de momentos de discussão e reflexão sobre o uso sustentável dos recursos naturais. Este evento em particular, marca o início do convênio que será estabelecido entre o curso de Biologia da UFRA do campus de Capitão Poço, e o curso de Biologia do IFPA, que promoverá o intercâmbio de estudantes e professores entre as duas instituições, visando fortalecer o ensino e a pesquisa nos dois cursos e na região”, destaca o Professor.