Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA capacita gestores
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA capacita gestores

  • Publicado: Quinta, 22 de Março de 2018, 17h04
  • Última atualização em Quinta, 22 de Março de 2018, 17h15
imagem sem descrição.

 

Módulo do Curso de Formação de Gestores aborda “Gestão por Processos”

 

A Pró-reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin), do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) em parceria com a Escola de Administração Fazendária (ESAF), realizou, de 19 a 23 de março, mais uma etapa do Curso de Formação de Gestores do Instituto. As aulas teóricas e práticas aconteceram no Campus Belém.

 

A parceria entre a ESAF e o IFPA, firmada em 2015 na oferta do Curso de Formação de Gestores, continua para proporcionar qualificação a uma segunda turma formada por gestores do IFPA. A capacitação foi estruturada em oito módulos: Liderança para resultados; Excelência na Gestão Pública; Workshop de Planejamento Estratégico; Elaboração e Gerenciamento de Projetos; Gestão por Processos; Elaboração de Indicadores de Desempenho Institucional; Técnicas para tomadas de decisões com gerenciamento de conflitos; e Licitações e Contratos Administrativos.

 

Nesta semana foram ministradas as aulas do 4º Módulo – Gestão por Processos, em que os servidores têm a oportunidade de ampliar os conhecimentos sobre elaboração de projeto, indicadores, planejamento estratégico e gestão por processos. “Estas aulas oferecem conhecimentos e técnicas capazes de fazer com que a rotina e os processos internos sejam melhorados. Neste curso eles aprenderam como sistematizar as rotinas, como gerar economicidade e a observar como as rotinas impactam nos objetivos. Ao identificar atividades desnecessárias, elas serão descartadas. Aquela rotina que for boa para o interesse da instituição, os gestores poderão melhorá-las. E aquelas rotinas que ainda não existem, mas que poderiam melhorar o resultado do seu trabalho na instituição, elas poderão ser implantadas”, esclarece o especialista em Gestão Pública, facilitador da turma, o Professor Gabriel Peixoto Oliveira.

 

Gabriel Oliveira destaca, também, que se trata de um módulo prático, durante o qual os gestores têm a oportunidade de trabalhar a teoria do BPM CBOK (Business Process Management Common Book of Knowledge).  “O BPM CBOK é a Bíblia da gestão por processos. Esta sigla quer dizer corpo comum de conhecimento de gerenciamento de processos. Estamos trabalhando com uma ferramenta utilizada mundialmente, referência em relação à Gestão de Processos eficientes. Paralelo a teoria, eles estão aprendendo, através de planilhas, como desenvolver os operadores de processos”, explana.

 

“Esta iniciativa da gestão do IFPA é sensacional, porque isso é muito raro nas empresas. Geralmente quem participa das capacitações é apenas o nível tático e operacional. O Instituto está conseguindo uma inovação ao colocar os gestores em sala de aula e isso vai ser fundamental para os novos rumos e sucesso da instituição”, avalia Gabriel Oliveira.

 

Esta é a segunda vez que o Curso de Formação de Gestores está sendo ofertado pelo IFPA. A primeira turma foi de 2015 a 2016. Esta segunda turma iniciou em setembro no ano passado e deverá ser concluída até julho de 2018.  Para contemplar todas as Diretorias Gerais de cada um dos 18 campi, as cinco Pró-reitorias, as duas Diretorias Sistêmicas, o Gabinete da Reitoria e a Ascom, a Prodin optou por ofertar a mesma quantidade de vagas ofertada à primeira turma, 30 vagas.

 

“É um curso de suma importância para melhorar os setores que realizam muitos procedimentos, principalmente na Diretoria de Gestão de Pessoas (DGP). Na DGP, por exemplo, em 2017, foram movimentados 15645 processos. Estamos aprendendo a forma correta para melhorar esse fluxo, criando novos procedimentos”, avalia o Diretor de Gestão de Pessoas da Reitoria do IFPA, Michel André Gonçalves de Souza.

 

“Vejo que todos os servidores são atores envolvidos no fluxo dos processos. Então, dependendo da demanda, vai envolver uma coordenação a título de agenda. Todos os servidores, inclusive os terceirizados, precisam entender como funciona os processos na DGP para entender o fluxo adequado. Tendo o mapeamento do processo, eles vão entender a qual setor devem encaminhá-lo para evita retrabalho e o fluxo inadequado do processo. A implantação dessa ferramenta é um pouco trabalhosa, mas após sua implementação irá facilitar bastante  nossas tarefas no dia a dia”, ressalta Michel sobre a importância de dominar os conhecimentos sobre “Gestão por Processos”.

 

Texto: ASCOM | Reitoria IFPA

Fotos: ASCOM | Reitoria IFPA

 

VEJA MAIS FOTOS DO EVENTO. CLIQUE AQUI

 

 

 

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página