Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove curso voltado para gestores

IFPA promove curso voltado para gestores

• Publicado: Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h25
  • Última atualização em Terça, 12 de Setembro de 2017, 14h25

Servidores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Pará (IFPA) estão participando do Curso de Formação de Gestores, que teve início na manhã de ontem (11) e segue até o dia 13 de setembro. A capacitação é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (PRODIN) e está sendo coordenada pela Diretora de Gestão de Pessoas (DGP). O objetivo é desenvolver a habilidade de liderar no contexto da gestão por resultados, utilizando metodologias adequadas na solução de problemas.

Voltado para gestores do IFPA, o curso esta sendo realizado pelo Centro Regional de Treinamento da Escola de Administração Fazendária (CENTRESESAF). A formação traz disciplinas que vão da liderança para resultados até conhecimentos da Lei nº 8.666, que trata das licitações.

A intenção é que novos gestores já assumam suas atividades capacitados para o cargo. “O objetivo é formar gestores mais capacitados para exercer as funções de gestão tanto para o presente quanto para o futuro. A ideia é que quem venha a assumir uma função de Diretor Geral, de Pró-reitor e até de Reitor, já tenha uma formação de gestão e não tenha que assumir o cargo para então vir a se capacitar. Quando um servidor assume uma função de gestor, ele não pode perder tempo. Se ele tiver ainda que se capacitar, a organização perde um tempo irreparável, fora os prejuízos advindos de tomadas de decisões erradas”, defende a coordenadora do curso, Deize Gonçalves, da DGP.

Para Suezilde Ribeiro, da Diretoria de Extensão e Relações Interinstitucionais da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX) do IFPA, o curso forma gestores capazes de liderar com excelência. “Nas poucas horas que eu já assisti do curso, eu percebo que é um curso que pode proporcionar aos líderes uma oportunidade de fazer com que os seus participantes, da sua área de atuação, possam colocar pra fora tudo que eles têm de melhor, trazendo, por exemplo, benefícios pra dentro do IFPA. Eu acredito que a importância seja exatamente a necessidade de extrair o melhor de cada indivíduo, de cada profissional pra que o IFPA cresça cada vez mais com espírito de liderança e que tenha realmente a excelência que a gente tanto almeja pro instituto”, destaca a servidora.

O curso responde a uma necessidade de melhorar o desempenho dos servidores que ocupam funções de gestão e faz parte do atendimento às orientações dos órgãos de controle, visto que a formação de futuros gestores é uma exigência do Tribunal de Contas da União (TCU). Ao todo serão oito módulos, totalizando 180 horas.

Texto: Lívea Colares - ASCOM IFPA Reitoria
Foto: Héden Franco - ASCOM IFPA Reitoria