Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Estudante do IFPA campus Belém participa do programa de bolsa integral de intercâmbio
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Estudante do IFPA campus Belém participa do programa de bolsa integral de intercâmbio

  • Publicado: Sexta, 15 de Março de 2024, 11h50
  • Última atualização em Sexta, 15 de Março de 2024, 11h50
imagem sem descrição.

 

O estudante do curso Técnico em Química integrado do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém, Alex Teles Silva, 17 anos, se inscreveu, foi selecionado e está participando do AFS Global STEM Academies 2024, um programa de bolsa integral no exterior para cidadãos globais motivados em ajudar a resolver alguns dos maiores desafios da humanidade da atualidade: a sustentabilidade.

 

Nesta edição do AFS foram selecionados 11 brasileiros, dos quais três são de Instituto Federais: Cecília de Lima Câmara - Estudante de Parnamirim, do Instituto Federal do Rio Grande do Norte (IFRN) e contemplada com a bolsa para a China; Sofia Duarte -  Estudante de Altaneira, do Instituto Federal do Ceará (IFCE) e contemplada com a bolsa para o Egito; e Alex Teles Silva -  Estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA) e contemplado com a bolsa para os Estados Unidos. Essa bolsa é uma oportunidade de intercâmbio financiada pela empresa global BP em parceria com o AFS.  

 

Alex Silva recebeu uma carta do Diretor de Desenvolvimento do Programa Intercultural AFS, Sean Reilly, o parabenizando por ter sido selecionado para participar do Global STEM Academy in the United States 2024. A mesma informa que Alex foi selecionado entre seis mil candidatos oriundos de 15 países para uma das 150 vagas do programa intercâmbio intercultural com bolsas de estudo integrais para estudantes com idade em entre 15 e 17 anos, interessado interessados em Sustentabilidade, STEM (Ciência, Tecnologia, Engenharia, Matemática) e impacto social.

 

Alex Silva conta que é morador do bairro Cidade Nova 8, no Município de Ananindeua, região Metropolitana de Belém. Explica que esta oportunidade da AFS foi decorrente da coragem que ele teve de trocar de curso. Inicialmente, ele começou os estudos de nível médio pelo curso Técnico em Eventos do IFPA - Campus Belém. Depois de um ano, viu que não era o que ele sonhava e fez outro processo seletivo e atualmente já está no segundo ano do Técnico em Química Integrado.

 

“Gostaria de destacar que o IFPA foi um ponto chave para a descoberta do programa, pois fiquei sabendo do AFS Academies por meio da página oficial do Campus Belém. Assim que li sobre o que se tratava, percebi que em minha frente havia uma grandíssima oportunidade de expandir os conhecimentos da minha área, aprender um pouco sobre uma nova cultura, explorar novos ares e, ao mesmo tempo, contribuir para o desenvolvimento do mundo atual em que vivemos, ao mesmo tempo que pensaria nas próximas gerações”, avaliou Alex Teles Silva.

 

Os jovens participantes do programa nos EUA ganham o Certificado Avançado de Competência Global para o Impacto Social, fornecido pela AFS e pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

O programa da AFS Global STEM Academies se propõe a combinar a aprendizagem digital e presencial, reunindo jovens de mais de 15 países de todo o mundo, e cria oportunidades para eles enriquecer os conhecimentos sobre sustentabilidade e competências STEM ( (Science, technology, engineering and mathematics) através de um currículo interativo e prático, de modo a desenvolver neles as competências globais críticas, a resolução de problemas, competências analíticas, compreensão intercultural e inovação social. 

 

A etapa virtual é uma e-learning de 12 semanas (a partir de casa), onde os estudantes podem participar de workshops sobre sustentabilidade. Esta parte virtual do programa tem como proposta a elaboração de projetos de impacto social liderados pelos estudantes e apresentações com foco em soluções sustentáveis voltadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas, incluindo os tópicos das alterações climáticas e da transição energética.

 

Após a etapa virtual, os acadêmicos devem viajar para a etapa imersiva de quatro semanas para um dos quatro destinos da Academia: China, Egito, Índia ou EUA. A programação da Academia centra-se nas competências críticas STEM e na compreensão intercultural para a sustentabilidade global, bem como na imersão cultural local. Os intercambistas vão participar de serviço comunitário e terão a oportunidade de conhecer ações locais voltadas à sustentabilidade e ver como as empresas e organizações estão a utilizar as competências da STEM na prática para enfrentar os desafios da indústria e da sociedade, particularmente em torno da sustentabilidade.

 

Confira o relato de Alex Teles Silva sobre o AFS e como o curso de Técnico em Química o ajudou a despertar para outras possibilidades

Alex Teles Silva: Ao cursar o primeiro ano, conheci uma matéria chamada Química Ambiental, a qual me apaixonei durante o decorrer dos assuntos, que me ajudou a abrir os olhos para novas oportunidades de pesquisa e refletir sobre como meus próprios atos podem impactar na estrutura ambiental e social do mundo em que vivemos. O programa em si aborda, em sua essência, a importância da área de STEM  (Science, technology, engineering and mathematics). Até então, não era de meu conhecimento a área em si, mas percebi que os diversos conceitos sustentáveis trabalhados durante meu curso encaixavam perfeitamente com os ideais de desenvolvimento de STEM. 

 

Como a sustentabilidade entra em sua trajetória de estudante?

Alex Teles Silva: Em química, nosso foco sempre será a sustentabilidade, visando suprir as necessidades atuais, pensando nas necessidades das futuras gerações. Então, quando vi uma oportunidade para auxiliar e desenvolver projetos para a melhora de nossa sociedade, não pensei duas vezes ao me inscrever. Nas primeiras etapas da seleção, preenchemos diversos documentos acerca de nossas necessidades médicas, nosso desempenho acadêmico, autorização para participação, entre outros. Após a análise da documentação, fomos convidados a participar de uma entrevista com perguntas tanto em inglês quanto em português para nos conhecerem melhor e entenderem nossos motivos para participar do programa. 

 

As fases do intercâmbio da AFS Global STEM Academies 2024

Alex Teles Silva: Ao ser selecionado na entrevista, você oficialmente tem sua vaga no programa e poderá escolher entre aceitá-la ou não. O programa possui duas fases, na primeira, de 8 de março a 9 de junho, estamos tendo diversas aulas online (via zoom) onde vamos conhecendo um pouco melhor os conceitos de STEM e sustentabilidade, e deveremos desenvolver um projeto sustentável e social que será enviado por meio de um vídeo de até 5 minutos para o Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia (University of Pennsylvania Center for Social Impact Strategy). Na segunda fase, ocorrerá a viagem para os Estados Unidos, no período do dia 2 a 27 de julho, onde praticaremos a língua inglesa em sua forma pura, conheceremos um pouco mais sobre os conceitos já previamente trabalhados. Realizaremos as excursões planejadas e poderemos compartilhar diferentes conhecimentos culturais, além de criar laços de amizade ao longo do caminho. O fim do programa se dará pela entrega do certificado do programa AFS, reconhecido pelo Centro de Estratégia de Impacto Social da Universidade da Pensilvânia.

 

Como ninguém vence sozinho, o estudante fez questão de agradecer

Alex Teles Silva: Gostaria de agradecer a três pessoas que foram meus principais apoios ao me aplicar para o programa e que foram e são extremamente importantes para a minha trajetória no AFS. Agradeço ao meu pai e a minha mãe, que me deram todo o apoio possível, me incentivaram a me inscrever e me ajudaram com tudo que era necessário para a seleção do programa, assim como seguem ajudando para as novas etapas e com a viagem em si, que sempre me apoiaram em todos os meus sonhos de vida e sempre me auxiliaram com todos os sonhos que eu já tive e ainda tenho, muito obrigado por tudo, de verdade. Estou extremamente e eternamente grato à professora do IFPA Regina Krelling, que além de me ajudar com a recomendação para o programa, segue sendo uma das maiores apoiadoras do meu maior sonho que é viajar para o exterior e expandir meus conhecimentos. Muito obrigado mesmo, professora.

registrado em:
Fim do conteúdo da página