Página inicial > Últimas Notícias > Infraestrutura de pesquisa é foco de editais de financiamento

Infraestrutura de pesquisa é foco de editais de financiamento

• Publicado: Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 12h56
  • Última atualização em Quinta, 22 de Fevereiro de 2024, 12h57

Na manhã do dia 19 de fevereiro, a equipe do Departamento Regional Norte da Secretaria-executiva Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), esteve presente no Instituto Federal do Pará, Campus Belém. O motivo da visita foi a divulgação dos editais Pró-infra Expansão 2023, Pró-infra Recupera e a Chamada pública Finep/MCT Centros Temáticos. Os editais se destinam à aquisição de equipamentos, modernização de ambientes, implantação, recuperação e atualização de infraestrutura de pesquisa.

O edital Pró-infra Expansão e Desenvolvimento de Infraestrutura de Pesquisa - Proinfra 2023 vai dedicar recursos para aquisição de equipamentos e a modernização de ambientes físicos, de modo a aumentar a capacitação dos parques brasileiros. O valor financiado, por projeto, dependerá do número de doutores da entidade.  A Chamada pública MCTI/FINEP/FNDCT Centros Temáticos visa o financiamento da implantação e melhoria da infraestrutura –Pró-INFRA  dos Centros de Pesquisa Científica e Tecnológica. A intenção é solucionar desafios em cinco áreas temáticas: transição energética, transição ecológica, transformação digital, saúde e defesa. Já o edital Pró-infra Recuperação e atualização de ambientes de pesquisa e equipamentos se dedica à recuperação e atualização de infraestruturas de pesquisa, bem como ao aumento da competitividade do país em diversas áreas de conhecimento.

A Finep tem como missão promover o desenvolvimento econômico e social do Brasil por meio do fomento público à Ciência, Tecnologia e Inovação em empresas, universidades, institutos tecnológicos e outras instituições públicas ou privadas. A Financiadora seleciona e apoia projetos de Ciência, Tecnologia e Inovação, apresentados por Instituições Científicas, Tecnológicas e de Inovação (ICTs) nacionais, com recursos originados do Fundo Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (FNDCT), do Fundo para o Desenvolvimento Tecnológico das Telecomunicações (FUNTTEL), e de convênios de cooperação com Ministérios, Órgãos e Instituições setoriais.

“O IFPA já aprovou propostas anteriores, a gente conseguiu avançar bastante em termos de pesquisa com esse fomento da Finep. É um fomento de valor alto, que geralmente não comporta no orçamento do IFPA, então a gente procura essas agências de fomento, esses órgãos de fomento à pesquisa, desenvolvimento e inovação para que a gente possa avançar na nossa infraestrutura. Tem cursos, por exemplo, em que os equipamentos são muito caros, mais de cem mil reais por equipamento, é preciso ter uma manutenção periódica, então, para a gente avançar na nossa qualidade de pesquisa e inovação, é importante que a gente possa atender essas exigências das agências de fomento, como a Finep, por exemplo, para que a gente possa conseguir, através dessa parceria, elevar nossos indicadores de pesquisa de inovação”, explica o Pró-Reitor de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (Proppg), Saulo Silva.

As propostas devem ser apresentadas pelas próprias ICTs e, em breve, o IFPA vai abrir uma Chamada Interna para todos os campi. “A gente vai, para isso, abrir uma Chamada Interna, dentro da Proppg, no site da Pró-Reitoria, para que a gente possa colher os pesquisadores interessados, que possuam admissibilidade para participar com propostas. Com isso, a gente vai fazer uma análise para ver quais esses laboratórios que vão compor a proposta institucional do IFPA. Então, principalmente de manutenção de laboratórios, de equipamentos que tem custo elevado, a gente pode enviar vários, vários laboratórios podem compor essa proposta, então é interessante que a gente possa abrir para todo IFPA”, conta o Pró-Reitor.