Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > IFPA realiza plantio e doação de mudas nativas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

IFPA realiza plantio e doação de mudas nativas

  • Publicado: Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 17h06
  • Última atualização em Terça, 20 de Fevereiro de 2024, 17h06
imagem sem descrição.

 

Na segunda-feira, 19 de fevereiro, a Comissão Central do Meio Ambiente (CCMA) e o Departamento de Qualidade de Vida do Instituto Federal do Pará (IFPA) realizou, com a participação dos servidores, uma ação de arborização do gramado da Reitoria, doação de mudas e café da manhã. 

As mudas utilizadas nesta ação vieram do Projeto Extensão Ecoespaço “Dr. Edgar de Souza Cordeiro”, do IFPA Campus Bragança, que é coordenado pelo professor Roberto Senna, membro da Comissão Central do Meio Ambiente do IFPA. “Estas mudas vieram do projeto realizado pelo curso de Tecnologia em Gestão Ambiental. Desde 2015, temos trabalhado na multiplicação das espécies que temos lá. Doamos muda aos que procuram o Ecoespaço”. 

 

 

Na reitoria, devido à chuva e ao terreno alagado, foram plantadas mudas de açaí e biribá. E aos servidores e terceirizados foram doadas 36 mudas, sendo dez de araçá boi, dez de biribá, dez de caju da praia e seis de bacabi.  “O objetivo do plantio na reitoria é proporcionar espaços mais agradáveis para os servidores, além de ser uma forma de contribuir para o debate sobre as mudanças climáticas com a necessidade de reflorestamento da Amazônia”, avalia a presidente da CCMA, Luciana Leal Pimentel Oliveira. 

O plantio das mudas de açaí foi feito, no gramado situado na entrada da Reitoria, pela pró-Reitora de Desenvolvimento e Gestão de Pessoas Wanaia Tomé de Nazaré Almeida, o Diretor de Planejamento e Desenvolvimento Institucional (DPDI) Tiago de Oliveira Vieira, o Pró-reitor de Ensino Arthur Boscariol da Silva, a Diretora de Tecnologia da Informação Gracielly Costa Fontes Cardoso, Coordenador do Núcleo de Inovação e Transferência Tecnológica Marco Aurélio Lopes Della Flora. E o plantio de biribá, no gramado próximo ao refeitório, pela pró-reitora de Extensão Keila Renata Mourão Valente. Toda a ação contou com o apoio do trabalhador terceirizado Jorge Miranda Serrão.

 

 

Glecielly Costa explica que esta foi a terceira ação de plantio de mudas que ela participou no IFPA. Todas foram coordenadas pelo professor Roberto. Antes de vir para a reitoria, ela atuava no Campus Vigia, onde era integrante da Comissão de Meio Ambiente e desenvolveu, com o apoio do Ecoespaço do IFPA Bragança, o plantio e doação. “O desequilíbrio ambiental tem batido à nossa porta. Estamos na Amazônia, estamos sentindo o impacto direto de ver os rios secando. E somos uma instituição de educação, orientação. Com este passo pensamos melhorar o futuro”. 

Para Wanaia almeida esta ação a fez recordar o tempo em que visitava os avós na fazenda, onde ajudou a plantar várias mudas. “Este plantio para mim é muito simbólico, primeiro aqui é o local onde passo a maior parte do meu dia. Aqui, embora seja tudo gramado, é bem pouco arborizado. E em segundo, é que embora eu tenha me graduado em Direito, minha primeira opção era Agronomia. A vida me levou para outro caminho, mas hoje, este ato, resgatou este meu desejo de plantar. Esta é uma ação necessária”.

 

 

A assistente de administração Antônia Doraci Guedes Alves escolheu para levar para casa uma muda de biribá. “Esta fruta recorda a minha infância, meu período de férias na casa de minha tia. Lá tinha muitos biribazeiros. Esta ação resgata nossa memória de relação com a natureza, o valor do ambiental na nossa vida, as nossas relações começam com a natureza, que precisa ser cuidada. Que venha muitas ações como esta de cuidado com o nosso espaço”. 

Após o evento, CCMA se reuniu e definiu o cronograma de ações a serem desenvolvidas em 2024:

 

Março

Dia das Mulheres: Campanha de descarte correto de maquiagens usadas;

Maio

Dias das mães: Oficina de arranjo de flores;

Junho

Dia Mundial de Meio Ambiente: Oficina de composteira para horta doméstica; 

Oficina de Panc`s;

Feira orgânica com produtores locais;

Venda de Ecobags

Cine Ambiental;

Outubro

Campanha de descarte de eletrônicos na reitoria;

Dezembro

Bazar Solidário/Feira de trocas: "Não ao desperdício": reaproveitamento e consumo responsável

Troca de materiais e roupas que não utiliza;

 

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página