Página inicial > Últimas Notícias > Conif lança o e-book “Vozes da Internacionalização” com textos de autoria de docente e estudante do IFPA

• Publicado: Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h14
  • Última atualização em Quinta, 14 de Dezembro de 2023, 18h14

O Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif) lançou, na primeira semana de dezembro, o e-book "Vozes da Internacionalização". A publicação evidencia as histórias de egressos, discentes e servidores que tiveram suas trajetórias transformadas pelas experiências internacionais vividas pela mediação dos Institutos Federais. Os textos de um professor e um estudante do Instituto Federal do Pará (IFPA) compõem a obra.

Ao longo dos últimos 15 anos, o processo de internacionalização na Rede Federal veio se consolidando. Ele iniciou em 2004, ainda enquanto Centros Federais de Educação Tecnológica (Cefets), com a gestação do Projeto Mulheres Mil, e vem se ampliando a partir da construção coletiva de diretrizes e regulamentações, do debate com atores nacionais e internacionais e, principalmente, a partir do entendimento do quão estratégica é a internacionalização para o desenvolvimento das instituições e dos indivíduos que as compõem.

O e-book “Vozes da Internacionalização: narrativas de estudantes e servidores(as) da educação profissional, científica e tecnológica” reúne diversas visões que são expressas em textos selecionados via Edital do CONIF/AI 09. A obra foi produzida pela Editora do Instituto Federal de Santa Catarina. E está disponível para leitura on-line bastando clicar aqui.

O professor Denis Carlos Lima Costa, nas páginas 90 e 91, apresenta o projeto “Geração de energia elétrica utilizando hidrogênio verde” que lhe permitiu pesquisar alternativas para substituir os modelos fósseis de geração de energia. Foi um trabalho de cooperação entre professores brasileiros e europeus.

Outro texto selecionado foi do estudante do IFPA campus Belém Vinicius Gabriel Dias de Sousa, página 92. Relata a vivência em um evento de empreendedorismo com a presença de alunos de todas as regiões brasileiras e delegações de diversos países reunidos no Estado do Piauí.