Ir direto para menu de acessibilidade.
Brasil – Governo Federal | Acesso à informação
Página inicial > Últimas Notícias > Juventude paraense apresenta agenda de políticas públicas
Início do conteúdo da página
Últimas notícias

Juventude paraense apresenta agenda de políticas públicas

  • Publicado: Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h24
  • Última atualização em Sexta, 27 de Outubro de 2023, 14h24
imagem sem descrição.

 

A Cooperação da Juventude Amazônida para o Desenvolvimento Sustentável (Cojovem), com apoio do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal e outras instituições de juventudes que atuam no Estado, lançou a “Agenda de Políticas Públicas para juventudes do Pará: A construção que queremos e quais seus objetivos”. O documento é um guia para gestores públicos, agentes de mudança, organizações e juventudes.  Reúne dados, princípios, diretrizes, objetivos e metas para alcançar os objetivos do desenvolvimento sustentável (ODS).

Esta Agenda é um documento que apresenta os ODS, os princípios e diretrizes prioritárias para a formulação e implementação de políticas públicas, projetos e programas baseados em evidências construídas pelos jovens. Define as metas adequadas à realidade da juventude paraense para cada um dos ODS: Fome zero e agricultura sustentável; Saúde e bem-estar; Educação de qualidade; Água potável e saneamento; Redução das desigualdades; Cidades e comunidades sustentáveis.

A Cojovem é uma organização da sociedade civil em defesa do meio ambiente e dos direitos fundamentais nas Amazônias. Tem por objetivo fortalecer e engajar as juventudes na Amazônia através da colaboração multissetorial para mitigar os impactos das mudanças climáticas e promover a recuperação resiliente e sustentável dos territórios amazônicos na perspectiva do Desenvolvimento Sustentável da Agenda 2030. Foi fundada pelos Embaixadores da Juventude pelo Escritório das Nações Unidas sobre Drogas e Crimes (Unodc), jovens amazônidas que atuam desde 2020.

Os jovens, por meio desta publicação, querem ter voz na criação e melhoria das políticas climáticas do estado e das cidades. Incentivam a implementação de políticas, projetos e programas que atendam às juventudes das Amazônias. Afirmam que a construção de cenários realmente representativos para juventudes depende do apoio pleno ao desenvolvimento de jovens em seus territórios. Defendem que é preciso garantir acesso às condições necessárias para que possam realizar seus potenciais coletivos e individuais, concretizar sonhos, aprender, inovar e participar ativamente da economia e da sociedade.

 

registrado em:
Fim do conteúdo da página