Página inicial > Últimas Notícias > Campus Belém do IFPA convida estudantes e docentes paraenses para submeter e participar da Feira Artístico-cultural e da Girândola de Histórias

• Publicado: Quarta, 04 de Outubro de 2023, 16h26
  • Última atualização em Quarta, 04 de Outubro de 2023, 16h26

Com o tema “Cantar e contar a beleza de ser um eterno aprendiz”, o Núcleo de Arte e Cultura (NAC) e o Grupo Interdisciplinar de Pesquisa em Arte, Cultura e Educação (Gipace) do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém realizará, no período de 16 a 20 de outubro, a II Feira Artístico-cultural e a III Girândola de Histórias. Docentes e discentes do IFPA e de outras instituições de ensino do Estado do Pará podem submeter suas pesquisas, projetos e apresentações por meio do link https://www.even3.com.br/fac_2023/.

O objetivo do evento é reunir ações e produções culturais de ensino, pesquisa e extensão relacionados às linguagens, às artes e às expressões populares por intermédio de mesas redondas, apresentações culturais, exposições, ofertas de minicursos e oficinas. São quatro eixos temáticos: processos de criação em artes cênicas; linguagens e poéticas da oralidade; saberes musicais; e processos de criação em artes visuais. São duas linhas para submissão de trabalhos: comunicação oral e apresentações artísticas.

O evento conta com o apoio da Fundação Amazônia de Amparo a Estudos e Pesquisas (Fapespa). O NAC atua para o fomento, fortalecimento, difusão, articulação, produção e fruição artística e cultural, assessorando na interlocução da gestão das políticas artísticas e culturais da instituição, articulando-as ao ensino, pesquisa e extensão.

Feira Artístico-cultural e Girândola de Histórias

A II Feira Artístico cultural, integrada à III Girândola de histórias, visa expandir o espaço de visibilidade das produções e pesquisas artísticas que hoje se realizam nas diversas modalidades de ensino como parte significativa da produção do Campus, por intermédio de mesas redondas, apresentações culturais, exposições, oferta de minicursos e oficinas.

A primeira edição da Feira ocorreu em dezembro de 2012 com o tema “Os múltiplos olhares de Argos”. Fazia alusão à relação das artes com a diversidade de produções artístico-culturais que nascem de experiências estéticas distintas.

A primeira Girândola de Histórias foi realizada em abril de 2016, com o tema “Vem ver, ouvir e contar” e com destaque para o projeto de extensão Narradores e Contadores do Imaginário de Belém (PIBEX). Foi criado no intuito de estimular a formação de contadores de histórias entre graduandos e egressos dos cursos de licenciatura do IFPA. De lá para cá, outros projetos e pesquisas sobre narrativas orais resultaram em artigos, oficinas e monografias de conclusão de curso.

A segunda edição da Girândola de Histórias do IFPA/Campus Belém serviu para estimular a produção de vídeos de contação de história de contos tradicionais de matriz afro/ameríndia narradas por contadores voluntários, entre os quais estudantes e egressos dos cursos de graduação e pós-graduação do IFPA. O acervo criado está disponibilizado no canal do YouTube, gerenciado pelo Núcleo de Arte e Cultura do IFPA/Campus Belém.