Página inicial > Últimas Notícias > IFPA promove Seminário de Práticas Inovadoras em Relações Etnicorraciais

IFPA promove Seminário de Práticas Inovadoras em Relações Etnicorraciais

• Publicado: Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 13h50
  • Última atualização em Segunda, 27 de Fevereiro de 2023, 13h54

O Núcleo de Estudos Afrobrasileiros e Diversidades (NEAB), do Instituto Federal do Pará (IFPA) Campus Belém, realiza o Seminário de Práticas Inovadoras em Relações Etnicorraciais. O evento de cunho científico acontece nos dias 14 e 15 de abril, e é uma etapa da conclusão da turma do Curso de Especialização em Educação para as Relações Etnicorraciais (ERER), além de contar também com a atuação do Grupo de pesquisa GEIRER, do Campus.

Com o tema central 20 Anos da Lei N° 10.638: Conquistas e desafios”, o seminário está dividido em 3 eixos: Cultura e Saberes, Educação para as Relações Etnicorraciais e Tecnologias Educacionais. A programação será composta por conferências, mesas em formato de Roda de Conversa, Forúm de educadores e entidades sociais, pesquisadores e ativistas e Apresentações de Pesquisas Científicas internas e externas ao IFPA. Serão discutidas as diretrizes, ações e as lutas travadas nesses 20 anos da implementação da Lei  N° 10.639/2003 que alterou a Lei de Diretrizes e Bases da Educação e incluiu no currículo oficial das Redes de Ensino,  a obrigatoriedade da "História e Cultura Afrobrasileira e Africana".

O Seminário trará uma vitrine das atuais pesquisas e produções sobre educação para as Relações Etnicorraciais que ocorreram no ano de 2022, no âmbito da Pós-Graduação do IFPA Campus Belém, assim como trabalhos externos ao Instituto. Serão mais de 30 trabalhos apresentados que trarão a importância da pesquisa em Educação Para as Relações Etnicorraciais no âmbito da pós-graduação, uma importante ação de fortalecimentos dos Neabs e Grupos Correlatos da região Amazônica.

Além de debater os resultados de pesquisas relacionadas ao tema da 'Educação  Para as Relações Etnicorraciais', e de refletir/discutir  sobre “20 Anos da Lei N° 10.638: Conquistas e desafios”, o evento possuí uma dimensão propositiva coletiva, no que tange a discussão conjunta, para novos projetos na implementação de políticas públicas, diretamente ligadas a questões raciais na Amazônia e no Brasil. O evento que terá pesquisadores e integrantes de movimentos sociais e terá transmissão parcial da sua programação na página do núcleo e no canal do Campus Belém. As apresentações dos trabalhos submetidos acontecerão de forma remota.