Página inicial > Últimas Notícias > Amazônia é tema da Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) voltada para estudantes de escolas públicas e privadas

• Publicado: Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 18h04
  • Última atualização em Terça, 14 de Fevereiro de 2023, 18h04

A Olimpíada Brasileira de Cartografia (Obrac) divulgou a Chamada Nº41/2022 com o regulamento e cronograma da edição 2023. Voltada para estudantes com idade entre 13 e 19 anos. “Amazônia no Mapa” é o tema deste ano.

Para participar é preciso formar equipes compostas por quatro estudantes acompanhados de um professor, que será o técnico da equipe. Pode haver até três equipes inscritas por escola. O período de inscrições será de 13 de março a 20 de maio de 2023 por meio de preenchimento de formulário no site www.olimpiadadecartografia.uff.br ou http://olimpiadadecartografia.uff.br/obrac-2023/.

Tema da V Obrac

A proposta deste ano é discutir com os jovens sobre a importância da Amazônia, as capacidades espaciais e cartográficas das imagens, abordar questões sobre biodiversidade, floresta e desmatamento, bacia hidrográfica. A Amazônia é uma região com grande biodiversidade e um dos maiores biomas que abrange parte do Brasil e de outros países.

O que é a Obrac?

A Obrac é um projeto coordenado pelo Laboratório de Cartografia do Instituto de Geociências, da Universidade Federal Fluminense (UFF) em parceria com a Universidade Federal do Paraná (UFPR), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade Federal de Mato Grosso do Sul (UFMS), Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro (UFRRJ), Empresa Litorânea De Transmissão de Energia S.A. (ELTE), Universidade Federal do Amazonas (UFAM), Secretarias de Educação de Saquarema e Itaboraí, o Instituto Federal do Pará (IFPA), contando com apoio do  Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq) e Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações (MCTI).

Quem pode participar?

Objetivo da Obrac?

O objetivo principal da OBRAC é divulgar a Ciência Cartográfica, despertar nos estudantes a curiosidade e o interesse pela Cartografia com foco no conhecimento espacial para cidadania, por meio de atividades desafiantes que estimulam o aprendizado e o pensamento espacial. Nesta edição propõe atividades relativas ao mapeamento de recursos naturais e povos tradicionais, com uso de Geotecnologias.

Fases

A OBRAC 2023 ocorrerá em três etapas, subdivididas em duas fases. As Etapas I e II serão realizadas por meio da plataforma de ensino à distância Moodle (www.olimpiadadecartografiaead.uff.br), requer disponibilidade de computador e internet para participar. Serão dois tipos de testes: teórico (Etapa I: Fases 1 e 2) e prático (Etapa II: Fases 1 e 2), no entanto, a Etapa III (fase 1) será presencial no (estado ou capital) Rio de Janeiro. As despesas da viagem para o Rio de Janeiro serão custeadas pelo Projeto OBRAC 2021.

Premiação

A equipe com a maior pontuação na soma das etapas será a campeã e receberá medalhas e troféu. O segundo e terceiro lugares terão direito a medalhas de prata e bronze, respectivamente. Serão premiadas as 20 melhores equipes em desempenho.

Os quatro alunos da equipe da escola pública com melhor classificação na competição receberão bolsas de iniciação científica júnior do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (ICJ/CNPq), desde que estejam matriculados em 2024, para desenvolver pesquisa relacionada a atividades da Etapa II da V Obrac. As bolsas de ICJ/CNPq terão duração de seis meses, com início em abril de 2024.

Regulamento da OBRAC 2023 (clique aqui)

IFPA e a Obrac 2023

A professora do IFPA campus Castanhal, Tatiana Pará M. de Freitas, coordenadora do projeto Meninas da Geo e conselheira do Enactus, é integrante da Comissão Organizadora da Obrac 2023 juntamente com a Dra. Angélica Carvalho Di Maio da Universidade Fluminense. O IFPA é uma das instituições do norte do país integrante e comprometida a incentivar as escolas e os alunos do estado do Pará a organizarem suas equipes e a participarem desta competição.