Página inicial > Últimas Notícias > Chamada Interna seleciona projetos que incentivem a participação de meninas na ciência

• Publicado: Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 11h20
  • Última atualização em Segunda, 13 de Fevereiro de 2023, 11h20

O Instituto Federal do Pará (IFPA) lançou a Chamada Interna nº 02/2023, a fim de selecionar propostas de projetos de pesquisa que tenham como objeto o incentivo e o fortalecimento do papel fundamental que meninas desempenham nas áreas de pesquisas científicas, tecnológicas e inovação. O objetivo é apoiar projetos que visem contribuir significativamente para que as estudantes da educação básica e superior participem de iniciativas voltadas para a formação de mulheres para as carreiras científicas, tecnológicas e de inovação.

A vigência das bolsas é de seis meses, contemplando o período de abril a setembro de 2023. O valor da bolsa para o(a) pesquisador(a) orientador(a) do projeto será de R$ 700,00, e, para aluna bolsista, será concedida uma bolsa no valor de R$ 300,00. Somente um projeto de pesquisa será aprovado por campus, totalizando 18 projetos.

O período para envio de propostas é de 15 de fevereiro até 08 de março. A proposta deve ser submetida por um(a) pesquisador(a) orientador(a) vinculado(a) a um grupo de pesquisa aprovado pelo IFPA e certificado no CNPq. Os projetos de pesquisa submetidos não poderão ter sido contemplados ou vir a ser contemplados por outra fonte de recurso caso sejam selecionados nessa chamada.

O(A) pesquisador(a) orientador(a) solicitante deverá cadastrar o projeto de pesquisa no SIGAA referente a chamada n° 02/2023, de acordo com o Manual II – Submissão de Projetos de Pesquisa, da Pró-Reitoria de Pesquisa, Pós-Graduação e Inovação (PROPPG). Cada pesquisador(a) orientador(a) poderá submeter somente uma proposta de projeto de pesquisa e o projeto deve estar diretamente relacionado com as atividades de pesquisa desenvolvidas no IFPA pelo(a) pesquisador(a).

A Chamada Interna está em consonância com a Resolução A/RES/70/212 das Nações Unidas, de 22 de dezembro de 2015, que visa dar acesso e assegurar a participação plena e igualitária de mulheres e meninas na ciência e tecnologia. Trata-se de mais um espaço de reafirmação da importância da CT&I para a inclusão de mais mulheres em áreas estratégicas para o desenvolvimento do estado do Pará, ao mesmo tempo, em que se busca fortalecer o papel da ciência para a redução de desigualdades sociais.

Veja o edital no site: https://proppg.ifpa.edu.br/ultimas-noticias/301-chamada-2023-meninas-na-ciencia