Página inicial > Últimas Notícias > IFPA traz ouro e bronze do Mundial de Veteranos de Judô

IFPA traz ouro e bronze do Mundial de Veteranos de Judô

• Publicado: Terça, 16 de Novembro de 2021, 20h25
  • Última atualização em Terça, 16 de Novembro de 2021, 20h25

Das 12 medalhas conquistadas pelo Brasil no Campeonato Mundial de Veteranos, duas são resultantes do Projeto de Extensão de Judô do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém. Realizado pela Federação Portuguesa de Judô com o apoio da Federação Internacional de Judô, o evento foi ocorreu no período de 21 a 24 de outubro em Lisboa (Portugal) e contou com a participação de 359 judocas de 42 países. Do Brasil, eram 22 judocas, sendo 19 homens e 3 mulheres. Do IFPA eram três atletas.

A judoca do projeto Rosangela Maria Soares Ribeiro Saraiva representou o Brasil na categoria F2 – 70kg. A estrela paraense e do IFPA na competição demonstrou sua melhor performance e contou com um pouco de sorte para garantir a primeira medalha de ouro em mundial. No primeiro tempo, aos 2’32’’, venceu a italiana Lara Battistella com um ippon. Este foi o quarto mundial da carreira dela, que lhe rendeu a terceira e mais importante medalha – as duas medalhas anteriores eram de bronze –. Além disso, ela é bicampeã pan e sul-americana e campeã brasileira, em 2018.

Rosangela Ribeiro comenta que a pandemia gerou muitas dificuldades e custos elevados o que dificultou a participação de muitos judocas. “Esse mundial teve bem menos atletas, pouquíssimas mulheres participando, por isso, houve necessidade de se juntar as categorias para que ninguém ficasse sem lutar. A Battistella e eu não somos da mesma categoria. Ela é mais pesada. É da categoria de cima (-70kg). Eu estava tranquila em lutar com ela, mesmo com a diferença de peso. Mas, ela se machucou e não teve mais conduções de lutar”, explica a judoca.

O professor de Educação Física e coordenador da Escolinha de Judô do IFPA, Alam Saraiva representou o Brasil na categoria M5 – 81 kg. No primeiro round, ele não foi muito bem e perdeu o ouro para o atleta do Azerbaijão, Jafarov Mubariz. Na repescagem, para continuar na competição, recuperou o fôlego, buscou se concentrar mais e conseguiu eliminar, com um ippon, o norte-americano Zevallos Juan Carlos após 2’14’’ de partida. Na última rodada, ele venceu o alemão Sudau Henning, no seu melhor tempo, aos 42’’ após o início da partida, com dois waza-ari a zero garantiu o terceiro lugar da categoria. Pelo bom desempenho, trouxe a medalha de bronze para o Pará. Mestre Saraiva foi bronze no mundial da Bélgica em 2008, vice-campeão pan-americano no Chile em 2019 e vice no brasileiro em 2018 e 2019.

O judoca Jonathas Saraiva Barbosa, também integrante do Projeto de Extensão do IFPA, disputou pela categoria M4 – 73 kg. No primeiro round, enfrentou dificuldades, depois de 2’37’’, perdeu o ouro para o português Cesar Nicola. Na repescagem, não conseguiu se recuperar e também foi eliminado por um ippon pelo romeno Cristian Horgos, após 1’36’’.  No ranking geral, ficou em sétimo lugar.

As aulas do Projeto de Extensão continuam suspensas, mas quando o Comitê de Risco e a Direção do Campus Belém autorizar o retorno, novas turmas deverão ser formadas.

Saiba mais sobre o Mundial de Veteranos no site da Confederação Brasileira de Judô clicando aqui.