Página inicial > Últimas Notícias > Judocas do IFPA participam de Campeonato Mundial em Lisboa

Judocas do IFPA participam de Campeonato Mundial em Lisboa

• Publicado: Segunda, 18 de Outubro de 2021, 11h18
  • Última atualização em Segunda, 18 de Outubro de 2021, 14h38

No período de 21 a 28 de outubro, três atletas integrantes do Projeto de Extensão de Judô do Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Belém irão juntamente com outros 18 atletas da Delegação Brasileira de Judô representar o Brasil no Campeonato Mundial de Judô em Lisboa Portugal, com o apoio da Secretaria de Estado de Esporte e Lazer (SEEL) do Pará. A competição é uma ação da Federação Internacional de Judô (IJF) e Federação Portuguesa de Judô (PJF).

Do IFPA irá Alam dos Reis Saraiva M5 (81kg), em sua sétima participação em mundial; Rosangela Ribeiro Saraiva F3 (63kg), no quarto campeonato mundial e Jonathas Réis Saraiva Barbosa M2 (90kg) é estreante neste nível de competição. Eles e um judoca de Bragança, Elder Jaffe Domingues M1 (90kg), são os representantes do Pará na delegação nacional.

Mestre Saraiva, apesar de toda restrição causada pela pandemia Covid-19, acredita que a equipe paraense tem grandes chances de trazer medalhas, pois intensificou a preparação física nos últimos dias. “Os treinos técnicos estão sendo realizados em academia de amigos, pois ainda não retornaram as atividades presenciais no Campus Belém”, comenta.

Rosângela Saraiva coleciona duas medalhas de bronze (Alemanhã e Húngria) e garantiu o 7º lugar em Olbia-Itália. Destaca que a participação de mulheres nas competições de judô tem sido bem significativa, com um números cada vez maiores a cada evento. Ela pratica judô há quase 30 anos e, desde o início, sempre participando de competições. É um exemplo de que lugar de mulher também é nos tatames.  Foi campeã em vários Campeonatos Norte/Nordeste e Regional. Foi medalhista de bronze no JUB'S (Jogos Universitários), uma das competições mais fortes do país. Medalha de bronze no Troféu Brasil na categoria sênior. Na categoria Veteranos, é campeã brasileira, bicampeã Sul-americana e pan-americana e tem duas medalhas de bronze no Campeonato Mundial. “Participar de campeonatos internacionais é importante para que as pessoas aceitem que além de mães, donas de casa, empresárias, empreendedoras, também podemos ser atletas, podemos ser campeãs do mundo, podemos ser o que quisermos”, ressalta a atleta.