Página inicial > Últimas Notícias > Startup criada por aluna do IFPA é destaque pela inovação e sustentabilidade

Startup criada por aluna do IFPA é destaque pela inovação e sustentabilidade

• Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 20h51
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 20h51

A estudante de Agronomia no Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal, Dolores Reis, mãe do Nicolas de 12 anos, criou a startup Mimo Delicado em 2020 quando começou a pandemia, vendendo sabonetes a base de açaí para melhorar a renda familiar. Devido ao potencial sustentável e inovador do negócio, neste ano de 2021, a pequena empresa foi uma das 30 selecionadas pelo Programa Sinergia.

Ao ingressar no IFPA para cursar Agronomia, em 2019, Dolores elaborou o primeiro projeto inovador da sua trajetória acadêmica –  Bebida Aromática Açaifé, feita do caroço do açaí torrado e moído.  A bebida que ela e outros colegas desenvolveram junto com o professor Moisés de Sousa Mendonça recebeu certificado de premiação na Semana de Integração em Ciência, Arte e Tecnologia (Sicat) realizada pelo IFPA campus Castanhal.  O resultado da pesquisa foi tão satisfatório que ela submeteu o projeto ao Congresso Internacional das Ciências Agrárias (Cointer), Seminário Internacional de Desenvolvimento Rural Sustentável, Cooperativismo e Economia Solidária (Sicoopes) e Simpósio do Açaí.

Este ano, a estudante decidiu ampliar o projeto inicial, criar novos produtos e elaborar um plano de negócio a partir dos aprendizados do Programa Enactus. “Soube da Jornada Amazônica pela professora Tatiana Pará, achei muito interessante o Sinergia”, relata. Dolores visualizou neste evento a oportunidade de divulgar, melhorar e alavancar o projeto no mercado, trocar ideias, saberes e vivências, obter mentoria e capacitação.

Orientada pela professora Tatiana Pará Monteiro de Freitas, Dolores Reis destaca que os estudos no IFPA foram essenciais para o desenvolvimento e construção da Mimo.  As ideias foram surgindo a partir dos conhecimentos adquiridos em sala de aula e mentorias do projeto Enactus IFPA em parceria com a Casa do Açaí do campus Castanhal. “Pude criar ideias de como reaproveitar o caroço do açaí. Algo que não conhecia. Os eventos e pesquisas, que são proporcionados pelo campus Castanhal, me permitiram visualizar onde posso melhorar qualitativamente os produtos e divulgar o empreendimento”.

A Mimo Delicado é uma das 30 startups que foram apresentadas ao Programa Sinergia. Produtos Artesanais Mimo Delicado é o nome de registro da empresa. Os produtos desenvolvidos de forma sustentável e inovadora pela estudante são sabonetes artesanais, aromatizador, pães integrais, queijo artesanal e a bebida aromática, sendo que alguns destes produtos são oriundos do reaproveitamento do caroço do açaí.

Sinergia

O Programa Sinergia propõe apoio para as incubadoras e as aceleradoras potencializarem suas atuações e também apoio para o desenvolvimento das startups por meio da Jornada da Amazônia, através de suporte em negócios, tecnologias e conexões com o mercado. É voltado para empresas que estão no estágio de realização das primeiras vendas e validando seu modelo de negócios ou já em estágio de tração como, por exemplo, a Mimo Delicado desenvolvida pela estudante do IFPA.

A ação é uma iniciativa coordenada pela Fundação Certi – Centros de Referência em Tecnologias Inovadoras –, que busca conectar e dinamizar os ecossistemas de inovação da região, gerando valor econômico para a floresta preservada, por meio do empreendedorismo inovador sustentável.

A proposta do Sinergia é permitir aos empreendedores selecionados realizar trocas e promover conexões entre ecossistemas mais maduros e ecossistemas emergentes, criando fluxos de aprendizado, crescimento e competitividade para todos os envolvidos.

A Sinergia selecionou 30 startups para as quais realizou um diagnóstico de competitividade e fará o acompanhamento e recomendações para aceleração. Destas, 10 serão selecionadas para um processo de acompanhamento e suporte de até 4 meses.

Confira todos os selecionados pela Jornada da Amazônia: https://jornadaamazonia.org.br/sinergia/