Página inicial > Últimas Notícias > MEC reconhece o primeiro curso de Doutorado do IFPA

MEC reconhece o primeiro curso de Doutorado do IFPA

• Publicado: Segunda, 23 de Agosto de 2021, 20h38
  • Última atualização em Segunda, 23 de Agosto de 2021, 20h38

O Curso de Doutorado Profissional em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares do Instituto Federal do Pará (IFPA), Campus Castanhal, acaba de ser reconhecido pelo Ministério da Educação (MEC), através da Portaria N° 658, de 20 de agosto de 2021. O curso foi submetido ao Conselho Técnico-Científico da Educação Superior (CTC-ES), da Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes) e aprovado em setembro de 2020, durante a 198ª Reunião do Conselho.

Realizado no Campus Castanhal, o curso tem como objetivo formar profissionais qualificados para o exercício da prática profissional avançada e transformadora de procedimentos em Desenvolvimento Rural e Sistemas Agroalimentares de diversas áreas do conhecimento, visando o desenvolvimento rural sustentável com base em sistemas integrados de produção agropecuária, extrativista e agroindustrial e buscando atender demandas sociais, organizacionais ou profissionais e do mercado de trabalho da Amazônia.

Esse é o primeiro Doutorado a ser ofertado pelo IFPA e faz parte do Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA), aprovado em 2011. Serão três linhas de pesquisa: “Desenvolvimento Rural, Agroecologia e Manejo de Recursos Naturais”, “Educação, Economia Solidária e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares” e “Ciência e Tecnologia de Alimentos”. O curso foi elaborado a partir da cooperação com uma rede de parceria institucional nacional e internacional do IFPA, que envolveu Universidade Federal do Pará (UFPA), Universidade Federal do Rio de Janeiro (UFRJ), Universidade de São Paulo (USP), Universidad de Alicante (Espanha), Le Mans Université (França) e Universidade de Trás-os-Montese Alto Douro (Portugal).

O Programa de Pós-graduação em Desenvolvimento Rural e Gestão de Empreendimentos Agroalimentares (PPDRGEA) surgiu a partir das demandas dos Empreendimentos Agroalimentares, dos Movimentos sociais, da ausência de profissionais qualificados e da necessidade de verticalização do ensino no IFPA. As ações de intercooperação entre a Universidad de Alicante da Espanha, a Universidade Federal do Pará e o com o Programa Incubadora Tecnológica de Cooperativas Populares e Empreendimentos Solidários (INCUBTEC), criado no IFPA Campus Castanhal, também contribuíram para a oferta do Programa.