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EdIFPA lança livros sobre educação do campo e charge

  • Publicado: Quinta, 19 de Agosto de 2021, 20h30
  • Última atualização em Terça, 24 de Agosto de 2021, 14h52
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A Editora do Instituto Federal do Pará (EdIFPA) fará uma live de lançamento dos e-books “O lápis endiabrado: Andrelino Cotta e a caricatura em Belém do Pará nos anos 20” e “Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares”. O evento contará com a participação da professora Miranilde Oliveira Neves, Raimundo Nonato de Castro, o coordenador da EdIFPA Raimundo Pacheco e a pró-reitora de Pesquisa, Pós-graduação e Inovação Ana Paula Palheta.  O evento ocorrerá em 31 de agosto, pelo canal do Youtube do IFPA às 14h 30min.

A caricatura revela a criatividade e o humor do artista ao acentuar os traços do rosto ou corpo humano e retratar as cenas de sua época. Muitos caricaturistas, como o paraense Adrelino Cotta, tinham técnicas próprias e acabaram conquistando espaço em magazines, revistas e jornais. O trabalho desse cametaense é o tema central do livro “O lápis endiabrado: Andrelino Cotta e a caricatura em Belém do Pará nos anos 20” escrito pelo professor e historiador Dr. Raimundo Nonato de Castro. Com linguagem acessível, estruturado em quatro capítulos, 336 páginas, 92 figuras, a obra traz os conceitos de caricatura a partir da historiografia e a biografia de Cotta, retratos do cenário político de Belém nos anos de 1920, a dinâmica social do período e os veículos de comunicação em circulação na capital paraense, debates e história da República e do Pará daquele período e os tipos sociais reproduzidos no trabalho do caricaturista.

Para a produção do título, Raimundo Nonato fez, além de uma intensa revisão bibliográfica, pesquisas em revistas e periódicos como A Cigarra, A Semana: revista ilustrada, Belém Nova, Guajarina, Folha do Norte, Estado do Pará, O Imparcial, ABC, A Noite Ilustrada. Uma das imagens analisadas ilustra a capa do livro, Venenos de Eva: telefonema indiscreto. A moça com vestido florido, sapatos de salto alto, com cabelo curto e com gel retrata a sociedade paraense daquele período cuja imagem estava impregnada pelos elementos da moda daquele período.

Pela publicação do livro, o professor Raimundo Nonato agradece ao corpo docente de Ciências Humanas do IFPA, à equipe da EdIFPA, à Ascom pela live e ao orientador Aldrin Figueiredo. “Este trabalho mostra-se necessário para a produção do conhecimento das áreas de Ciências Humanas”.

A outra obra que será lançada pela EdIFPA, apresenta a educação do campo enquanto área a ser pensada e construída coletivamente no Brasil, de forma permanente e emancipatória. Vários marcos regulatórios foram estabelecidos no âmbito da legislação educacional a partir do esforço e protagonismo dos movimentos sociais. “Educação: possibilidades de diálogos interdisciplinares” é uma obra interdisciplinar organizada por Dra. Miranilde Oliveira Neves e Aparecida de Lourdes Pedroso de Andrade. É resultante do Grupo de Pesquisa de Linguagem, Cultura e Educação na Amazônia (LICTI) do Campus Tucuruí e professores da Secretaria de Educação do Estado (Seduc).  Com 452 páginas, 17 capítulos, a obra é um conjunto de relatos de experiências vividas no âmbito da educação pelos autores em suas áreas de atuação ou originárias de trabalho de conclusão de cursos de graduação e pós-graduação. O objetivo de cada relato é socializar as visões dos formadores que transformam a prática docente de forma inovadora e com respeito às diversidades, identidades e aprendizagens.

Os leitores encontrarão relatos de práticas pedagógicas com respeito aos sabres dos ribeirinhos, indígenas, negros e caboclos, práticas pedagógicas no contexto da Educação de Jovens e Adultos (EJA), o protagonismo das mulheres campesinas do assentamento João Batista II, reflexões sobre a evolução das espécies biológicas a partir das percepções de um aluno cego, os desafios impostos pelo capitalismo aos movimentos sociais e sindicatos por políticas públicas que deem visibilidade às populações do campo, lei 10.639/2003 e a defesa da educação qualitativa, educação e extensão universitária no IFPA campus Tucuruí, inclusão na educação do campo, o despertar dos alunos para os fenômenos das ciências naturais e o ensino da Física, processo de escravidão no Pará e o tráfico de africanos para a Amazônia colonial, discussões sobre a formação dos profissionais de educação no município de Nina Rodrigues (MA), construção de instrumentos psicológicos no ambiente escolar para otimizar o processo ensino-aprendizagem,  dissertação argumentativa na educação de jovens e adultos a partir da discussão sobre implantação da Usina Hidrelétrica de Tucuruí, ensino de Filosofia na Amazônia, programas de financiamento educacionais no Brasil provenientes do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação, formação de docentes para educação do campo, análise dos processos motivacionais  para ensino e desempenho dos estudantes de forma humanizada, ensino de Geografia com olhar voltado para o estudos regionais e local dentro das diretrizes da Base Nacional Comum Curricular (BNCC). “Os capítulos são todos voltados para a nossa realidade e às necessidades que sentimos na educação do campo”, ressalta professora a Miranilde.

No prefácio da obra, o Coordenador do Fórum Paraense de Educação do Campo e professor da Universidade Federal do Pará (UFPA) Salomão Mufarrej Hage expressa a certeza de que este livro oferece subsídios e referências para orientar as ações de caminhada e formação das pessoas do campo, onde campo e cidade sejam espaços que assegurem dignidade a homens e mulheres.

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