Página inicial > Últimas Notícias > Campus Santarém do IFPA conquista seis bronzes em lançamento de foguetes

Campus Santarém do IFPA conquista seis bronzes em lançamento de foguetes

• Publicado: Quarta, 18 de Agosto de 2021, 20h59
  • Última atualização em Quinta, 19 de Agosto de 2021, 21h19

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Santarém conquistou seis medalhas de bronze na 15ª Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog). Com suporte da direção do campus, as equipes fizeram os lançamentos de forma presencial e real dos foguetes experimentais em dois dias e em turnos separados em maio de 2021. O resultado foi divulgado no dia 31 de julho.

Dos seis alunos medalhistas do Campus Santarém, cinco são do curso Técnico Integrado em Edificações – Gabriel César Santos Almeida, Jennifer da Silva Gama, Rafael Levy da Silva Imbiriba, Tiago Fernandes de Sousa e Nicole Oliveira Pinheiro – e um do curso Técnico Integrado em Informática, Leonardo Passos Mesquita.

“Tentamos mostrar aos nossos alunos que não se trata de uma simples construção do foguete. Ter êxito no lançamento, exige que os alunos explorem seus instintos de engenharia para a resolução de problemas técnicos, adquiram habilidades para trabalhar em grupo, aplicar seus conhecimentos teóricos e não excluir a ludicidade no processo, pois se trata de um trabalho "mão-na-massa"”, explicou a professora de Física, Graciana dos Santos de Sousa.

Esta é a quinta participação do campus Santarém na Mobfog, a primeira participação ocorreu em 2016. A professora Graciana comentou que a decisão de realizar a Mostra, nesse ano, foi bastante difícil diante do cenário de pandemia. Após dialogar com os alunos e com a direção do Campus sobre as condições sanitárias, decidiram juntos dar continuidade à mostra seguindo todo o protocolo de segurança. Ela ressaltou que um lançamento é um experimento que leva a possibilidades de análise e discussões dos possíveis erros no projeto e estudos de implementações necessárias para garantir o resultado esperado. “Os alunos que participaram pela primeira vez, tiveram a oportunidade de conhecer os passos principais da Mobfog e puderam ver que o lançamento de foguetes é o conjunto de esforços e dedicação a seus projetos. A cada lançamento, eles puderam perceber os pontos positivos e negativos de seus protótipos”.

A professora Graciana destacou que este é um trabalho de formiguinha. “Estamos conseguindo vislumbrar bons resultados, alunos mais engajados com a Mobfog e OBA, medalhistas, apoio dos pais e dos colegas de trabalho”, conclui a professora.

A estudante do 1º ano do curso Técnico em Edificações do IFPA campus Santarém, Fabiane Trindade da Silva, 16 anos, que representará o Instituto na edição do E-JIF, relatou que foi sua primeira experiência na Mobfog e foram muitos os aprendizados adquiridos durante a mostra. “Foi incrível. As pessoas que viram as minhas postagens ficaram curiosas para saber como fazíamos os lançamentos.  Na Mobfog aprende-se a trabalhar em grupo, a compreender o esforço do outro e saber que se quiser avançar precisa respeitar e ajudar a sua equipe. A Mostra é um novo jeito de aprender a fazer foguetes, de como trabalhar e dosar o bicarbonato e o vinagre nas medidas certas. Querendo ou não, é uma porta nova que se abre. Infelizmente, não consegui ser medalhista e tive um pouco de trabalho. Mas, ano que vem, minha equipe vai ter mais noção e vamos lutar por uma medalha”.

O medalhista Gabriel César Santos Almeida garantiu que aprendeu bastante. “As pessoas são super éticas. As atividades da Mobfog me fizeram aprender vários ensinamentos teóricos de forma prática, tanto com a professora Graciana quanto com os colegas ao meu redor. Foi de suma importância”.

“Mesmo sendo uma competição, os alunos sempre participam com um imenso espírito esportivo e isso é o que eu mais gosto, pois todos sempre se divertem”, garantiu o medalhista Leonardo Passos Mesquita.

O que é a Mobfog?

A Mostra Brasileira de Foguetes (Mobfog) é uma olimpíada inteiramente experimental e uma das programações da Olimpíada Brasileira de Astronomia (OBA). Consiste na construção e no lançamento de foguetes, a partir de um local específico para realização da atividade. Os foguetes e bases de lançamentos são construídos pelos alunos individualmente ou em equipes de até três componentes. A escola se encarrega de informar os alcances dos foguetes junto com os nomes dos participantes inscritos. Os estudantes que alcançaram os melhores resultados receberão medalhas. Todos, incluindo professores e diretores, receberão certificado.

Saiba mais sobre a OBA e a Mobfog em http://www.oba.org.br/site/.