Página inicial > Últimas Notícias > Projeto de pesquisa: App desenvolvido por alunos do IFPA detecta o uso correto da máscara

• Publicado: Segunda, 16 de Agosto de 2021, 12h47
  • Última atualização em Segunda, 16 de Agosto de 2021, 12h47

O Instituto Federal do Pará (IFPA) campus avançado Vigia (CVA) desenvolveu, por meio de projeto de pesquisa, um aplicativo capaz de detectar, por meio de câmera, o uso adequado de máscaras. O desenvolvimento do App usa conhecimentos adquiridos pelos estudantes nas disciplinas de Programação de Computadores, Programação Web e do curso Técnico Subsequente em Informática.

“Esse trabalho propõe o desenvolvimento de um App para detectar por meio de câmera o uso adequado de máscaras em alunos do IFPA. Podendo ser usado nos espaços de convivência, corredores, sala de aula. Poderá auxiliar no retorno às aulas e contribuir para conhecimento dos estudantes envolvidos”, esclarece o professor Rogério Soares sobre a importância do App.

O projeto de pesquisa do curso de Informática do CVA promove encontros semanais e busca soluções usando Inteligência Artificial (IA) aplicadas em diversas áreas do conhecimento. O professor explica que a pesquisa inicialmente foi desenvolvida em três fases: desenvolvimento, testes e publicação. “Atualmente estamos em fase de testes do App e escrevendo artigos para publicação científica. Os resultados iniciais da pesquisa já foram publicados na Semana Nacional de Ciência e Tecnologia promovida pelo Campus Guanabi, Instituto Federal Baiano”, comenta o professor Rogério Soares.

Sobre como o aplicativo foi desenvolvido, o professor esclarece que inicialmente foram capturadas diversas fotos dos alunos com e sem máscaras. Em seguida, os estudantes do projeto fizeram a aplicação do treinamento do modelo que usa IA. “Isso fez com que o programa aprendesse a região do rosto que está desprotegida. A partir disso, o App já tinha a capacidade de identificar pessoas usando ou não a máscara”.

Rogério Soares ressalta que aprender a desenvolver aplicativos é uma oportunidade para os estudantes, na prática, verificarem a funcionalidade dos conhecimentos aprendidos em sala de aula. A carreira de desenvolvedor é uma das que os alunos do IFPA podem seguir depois de formados e, para isso, é preciso dominar as principais tecnologias do mercado na construção de Apps e entregar soluções rápidas para um mercado. “Essa, sem dúvida, é uma experiência muito legal para os alunos que participam do projeto”.

O programa está em fase experimental e, neste mês de agosto, foi disponibilizado na web para a comunidade externa do IFPA. Os pesquisadores pretendem continuar a aprimorá-lo para disponibilizar em outras plataformas móveis. Para acessá-lo e testar basta clicar aqui.