Página inicial > Últimas Notícias > IFPA participa da 1ª Conferência Nacional da Rota do Açaí

IFPA participa da 1ª Conferência Nacional da Rota do Açaí

• Publicado: Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h01
  • Última atualização em Sexta, 13 de Agosto de 2021, 17h01

Instituto Federal do Pará (IFPA) campus Castanhal, sede dos Polo Nordeste Paraense e Baixo Tocantins, participa da 1ª Conferência Nacional da Rota do Açaí. O evento é on-line e ocorre nos dias 25 e 26 de agosto, das 13h às 17h. As inscrições podem ser feitas aqui.

A Conferência é organizada pelo Ministério do Desenvolvimento Regional (MDR), por meio da Coordenação Geral de Sistemas Produtivos e Inovadores (CGPI) em parceria com a Organização das Nações Unidas (ONU) para alimentação e agricultura com o apoio Companhia de Desenvolvimento dos Vales do São Francisco e do Parnaíba (Codevasf), Superintendência de Desenvolvimento Amazônia (Sudam) e Banco da Amazônia (Basa). Visa a elaboração do Plano Nacional de Desenvolvimento da Rota do Açaí.

IFPA e a Rota do Açaí

O IFPA em Castanhal, por meio da Incubadora Tecnológica de Desenvolvimento e Inovação de Cooperativas e Empreendimentos Solidários (Incubitec), aprovou o Termo de Descentralização de Crédito - TED (nº19/2019-SDRU/MDR). Com foco na safra, produção, boas práticas e projetos, a Incubitec ficou responsável pela elaboração, implantação e administração do viveiro das mudas e o Laboratório Escola da Rota do Açaí. Também promoverá cursos de capacitação sobre boas prática de manejo, irrigação, controle sanitário e beneficiamento aos membros da cadeia produtiva.

Integram a equipe de servidores do IFPA à frente da Rota do Açaí, na coordenação a professora Me. Tatiana Pará M. de Freitas, o diretor do Campus Dr. Adebaro Alves Reis e os professores pesquisadores Dra. Regina Joele (Boas práticas de alimentos), Dra. Suely Lima (processamento de alimentos), Dra. Rosana Cardoso (Fruticultura), Me. Maria Jéssyca (Economia), Me Bráulio Veloso (Resíduos Sólidos) e Me. Moisés Mendonça (administração e manejo).

O projeto já possui alguns produtos que já estão prontos para serem entregues aos agentes da cadeia produtiva do Açaí, são eles:

• A obra da sala de treinamento;

• Plano de negócio do laboratório escola;

• Protótipo das Cartilhas educativas em boas práticas;

• Ementário do curso de Formação Inicial e continuada – FIC em Açaícultor;

• Pesquisas de dados estatísticos de produção de Açaí na região;

• Mapas temáticos das rotas do Açaí no estado do Pará;

• Relatório de atividades dos discentes e docentes envolvidos;

Rota do Açaí

A Rota do Açaí é um conjunto de Projetos de Desenvolvimento Sustentável Local Integrado para a estruturação e fortalecimento da Cadeia Produtiva do Açaí dos polos Nordeste Paraense, Baixo Tocantins e Marajó. Tem como objetivo melhorar a qualidade e a quantidade de açaí produzido por produtores e empreendedores paraenses situados em 24 municípios do Polo Nordeste Paraense (antigo Polo BR 316): Ananindeua, Belém, Bragança, Curuçá, Inhagapi, Magalhães Barata, Marapanim, Santa Bárbara do Pará, Santa Luzia do Pará, Santarém Novo, São Domingos do Capim, Tracuateua, Augusto Correia, Benevides, Castanhal, Igarapé Açú, Irituia, Maracanã, Nova Timboteua, Santa Izabel do Pará, Santa Maria do Pará, Santo Antônio do Tauá, São Francisco do Pará, Viseu.

Faz parte da Rota do Açaí as unidades do Baixo Tocantins onde situa quatro dos cinco maiores produtores de açaí do estado: Igarapé Miri, Abaetetuba, Cametá e Barcarena, responsáveis por 70% da produção no estado em 2017. Integram o núcleo, também, produtores de Acará, Baião, Limoeiro do Ajuru, Mocajuba, Moju, Oeiras do Pará e Tailândia. O Polo do Marajó inclui os municípios de Afuá, Anajás, Bagre, Breves, Chaves, Curralinho, Gurupá, Melgaço, Muaná, Oeiras do Pará, Portel, São Sebastião da Boa Vista.

Palestra sobre rastreabilidade

A professora Tatiana Pará é uma das convidadas pelo Ministério do Desenvolvimento para palestrar durante a Conferência Nacional da Rota do Açaí. A pesquisadora explanará sobre tecnologia e rastreabilidade do açaí no dia 26 de agosto, às 13h 45 min.

Cadeia Produtiva do Açaí

Fonte da Imagem: Rota do Açaí

Saiba mais sobre a Casa do Açaí: https://www.instagram.com/casadoacai.ifpa/?hl=pt-br

Saiba mais sobre a Rota do Açaí: https://www.youtube.com/watch?v=mC1UnmkZ8CM